Bicampeão do torneio de 's-Hertogenbosch, na Holanda, e principal favorito da chave, o espanhol David Ferrer, 14º do ranking da ATP, levou a virada do luxemburguês Gilles Muller, 44º, que está na semifinal onde encara croata Ivo Karlovic, 28º.
Em partida dura de 2h18, Muller fechou o placar em 4/6 6/4 7/6 (5) tendo convertido 17 bolas vencedoras contra três do espanhol, que venceu 71% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 79% de aproveitamento do luxemburguês.
Nos dois primeiros sets, com os dois tenistas sacando firme e vacilando pouco, Ferrer garantiu-se vencedor do primeiro set com uma quebra solitária no quinto game. Enquanto Muller, venceu o segundo set com quebra no sétimo game.
No terceiro set, o espanhol tentu ser agressivo, chegou ater duas chances de quebra no terceiro game, mas viu o luxemburguês sacar firme e salvar as oportunidades. Ferrer iniciou todos os games seguintes do adversário abrindo 0-30, mas sem conseguir efeitivar uma quebra e viu a partida ir para definição no tiebreak, onde o luxemburguês sacou melhor e em erro do espanhol garantiu-se na semifinal da competição.
Muller busca vaga na final contra o croata Ivo Karlovic, que superou o francês Adrian Mannarino, 55º, pelo placar de 6/3 6/4 tendo convertido 22 aces contra quatro de Mannarino.
Muller e Karlovic se enfrentaram apenas uma vez no circuito profissional, pelo Challenger de Binghamton, na Inglatera, em 2003, com vitória do croata.