De volta às quadras de grama após três anos, o argentino Juan Martin Del Potro, 223º do ranking da ATP, fez uma grande apresentação na estreia da chave do ATP de Stuttgart, na Alemanha, diante do búlgaro Grigor Dimitrov, 36º, e avançou.
Delpo precisou de 1h09 para fechar o placar em 6/4 6/2 tendo convertido 12 aces contra quatro do búlgaro, que venceu 65% dos pontos disputados em seu primeiro serviço contra 93% de aproveitamento do argentino, que perdeu apenas dois pontos em todo o jogo disputado com seu primeiro serviço e um total de apenas dez pontos perdidos em seus games de saque
Sem ter tido seu saque ameaçado pelo adversário em todos o jogo. Del Potro teve um inicio tranquilo confirmando seus games de saque e pressionando na devolução do rival. O argentino quebrou o saque do rival uma vez no primeiro set e foi o suficiente.
Na segunda etapa a tática de trabalhar firme com saque e de forçar forehand na devolução deu ainda mais certo para o argentino, que quebrou o serviço de Dimitrov em duas oportunidades e dominou o set em 27 minutos.
Juan Martin Del Potro não disputava um torneio sobre a grama desde 2013, quando caiu nas quartas de final do ATP de Queen's diante de Lleyton Hewitt e na semifinal em Wimbledon, ao ser derrotado por Novak Djokovic.
Nas oitavas de final do torneio alemão, Delpo encara o australiano John Millman que venceu o frances Lucas Pouille em um jogo dramático com placar 6/7 (3) 6/3 6/4.
Del Potro e Millman nunca e enfrentaram no circuito profissional.