Segue o martírio da canadense Eugenie Bouchard, ex-top 10 e 46ª do ranking da WTA, que tem oscilado na temporada e surpreendeu de maneira negativa na abertura da temporada sobre a grama ao cair na estreia do WTA de 's-Hertogenboch para a qualifier belga Elise Mertens.
Embalada, Mertens, que ocupa o posto de 171ª do ranking da WTA, precisou de apenas 52 minutos para superar Bouchard em 6/2 6/0 tendo convertido três aces contra nenhum da canadense, que venceu apenas 43% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 68% de aproveitamento da belga.
Bouchard iniciou a partida com seu saque quebrado, mas devolveu na sequência e pareceu que reagiria. Mertens voltou a quebrar o saque da canadense no quinto e sétimo games dominando a parcial.
Errática, a sétima cabeça de chave pouco fez na segunda etapa, venceu apenas nove pontos no segundo set, cinco deles em seu saque, e levou o pneu.
Nas oitavas de final do torneio holandês, Mertens aguarda pela vencedora da partida entre a lucky-loser sérvia Aleksandra Krunic e a croata Mirjana Lucic-Baroni.
Bouchard, que teve seu melhor resultado na temporada com o vice-campeonato no WTA de Kuala Lumpur, vinha de cair na segunda rodada em Roland Garros para a quadrifinalista Timea Bacsinszky, foi vice-campeã em Wimbledon, 2014 e repetiu o resultado no torneio holandês obtido em 2015 quando caiu na estreia para Yaroslava Shvedova.