Não deu para a tenista número dois do Brasil e 246ª do mundo, Beatriz Haddad Maia, a Bia, na estreia da chave do Rio Open. Convidada da organização, a brasileira, que defendia pontos da semifinal, caiu diante da romena Sorana Cirstea, 199ª.
Em uma partida que esteve paralisada por mais de duas horas em virtude da chuva, Cirstea não encontrou muitas resistências na brasileira e precisou de 1h05 de partida para fechar o placar em 6/2 6/1 tendo disparado um ace contra nenhum de Bia, que cometeu oito duplas-faltas contra duas da romena, que venceu 60% dos pontos disputados em seu primeiro serviço contra 50% de aproveitamento da paulistana.
Cirstea, que disputa a chave do torneio carioca graças a um convite da organização, não vencia uma partida de chave de WTA desde julho de 2015. Curiosamente, a romena venceu apenas esta partida em torneio nível WTA na temporada 2015.
Em um jogo duro, Bia sacou mal, trabalhou bastante com seu segundo serviço e foi quebrada nas três vezes em que sacou no primeiro set. A partida começou com a romena tendo o saque quebrado, devolvendo a quebra na sequência, confirmando saque e votando a quebrar Bia e fazer 3/1 no placar. A brasileira voltou a devolver a quebra de saque, mas sua reação parou aí e viu a romena vencer os três games seguintes, sendo outras duas quebras de saque.
No segundo set, a romena abriu 2/0 no placar e 40-15 quando a partida foi interrompida pela chuva, que caiu por mais de uma hora em parar e inclusive alagou pontos da cidade do Rio de Janeiro e as quadras do Jockey Clube Brasileiro.
No retorno da partida, Cirstea confirmou game de saque, viu Bia confirmar seu único serviço da partida e dominou, quebrou o saque da brasileira no sexto game e fechou a partida.
Cirstea encara na segunda rodada da competição a eslovena Polona Hercog, quinta cabeça chave e 83ª da WTA, que bateu a norte-americana Jennifer Brady, 219ª, que furou o quali, por 6/4 6/2.
A eslovena e a romena se enfrentaram duas vezes no circuito profissional, e Cirstea levou a melhor nas duas oportunidades.