Após furar o torneio qualificatório do ATP 20 de Quito, no Equador, o número dois do Brasil e 115º do mundo, Rogerio Dutra Silva, o Rogerinho, caiu diante do oitavo favorito, o espanhol Pablo Carreño Busta, 67º da ATP.
Carreño precisou de 57 minutos para fechar o placar em 6/3 6/1 tendo convertido três aces contra três do brasileiro, que ainda cometeu quatro duplas-faltas contra nenhuma do espanhol, que teve aproveitamento de 84% de primeiro serviço contra 50% de Rogerinho.
O espanhol começou trabalhando pouco com primeiro serviço, mas com dificuldades confirmou seus games de serviço, até que no quarto game, viu o brasileiro se complicar cometendo erros e entregando a quebra de saque em dupla-falta. A quebra de zero deu gás ao espanhol, que seguiu resistindo e apresentando cada vez mais melhor primeiro serviço.
No segundo set, o espanhol pressionou na devolução e abriu com quebra. No game seguinte Carreño converteu seus três aces da partida e abriu 2/0 no placar. Rogerinho tentou reagir, confirmou saque e abriu 0-30 no quarto game, mas viu o espanhol resistir. Carreño conquistou duas quebras no quinto e sétimo game arriscando na devolução.
Na segunda rodada do torneio, Carreño Busta aguarda por um compatriota, que sai do duelo entre os epsanhóis Pere Riba e Iñigo Cervantes.