O Brasil realizou o seu segundo dia de treinos com dois períodos em quadra visando a preparação para o Zonal Americano da Fed Cup em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. E a adaptação para driblar o vento vem sendo o tema do time.
“O vento foi muito forte na parte da manhã, no horário em que vão comecar os jogos, às 10h. A ideia é sempre estar jogando neste horário para adaptar. O vento é muito forte e vai fazer a diferença na cabeça das jogadoras. O calor deve ficar maior, também está bastante úmido e o vendo iguala o jogo por baixo. Apesar de elas estarem acostumadas com o calor, vai prevalecer a parte mental”, explicou o capitão Fernando Roese.
Treinando desde a tarde de sábado, Paula Gonçalves ressalta a importância da movimentação visando se adaptar melhor. “Já tinham me falado que ventava muito. Ontem à tarde não tinha vento nenhum e hoje deu para sentir. No comecinho é difícil adaptar, tem que ter atenção extra de movimentar as pernas, ficar atento a isso.”
Em sua estreia como capitão na Fed Cup, mas já com bastante experiência em competições por equipes, tendo atuado pelo Brasil na Copa Davis, Fernando Roese aos poucos vai colocando a sua forma de trabalhar junto ao técnico Renato Pereira, priorizando o espírito da competição por equipes.
“É muito bom ter sido bem aceito por todas, o dia a dia do trabalho está sendo muito legal. O ambiente está muito bom, a ideia é ir colocando ais poucos a minha maneira de trabalhar, junto com o Renato, a minha cara e o jeito de trabalhar e ser”, afirma Roese.
“No pouco tempo que a gente tem, é entrar na cabeça delas e criar o espírito de grupo que é diferencial tanto na Fed Cup como na Copa Davis. É sempre bom trazer mais alguém, por isso a Carol está aqui, ela tem que se sentir muito útil, ajudar o grupo e por ser mais jovem também vai pegando o espírito de competição”, completa o capitão se referindo a Carolina Meligeni Alves, que pela primeira vez faz parte da equipe da Fed Cup.
Uma das tenistas mais exerientes na Fed Cup, Paula Gonçalves é uma das atletas que consegue fazer sempre boas participações na Fed Cup e reforça a confiança e união do time. “Adoro jogar pelo meu país e estar com a equipe toda, a energia é muito boa. As quatro estão bem preparadas, a gente sabe que tem grande chance, então vamos fazer o nosso melhor e manter esse espirito que com faz toda a diferença”, afirma a tenista.
O time brasileiro ficou completo em Santa Cruz neste domingo com a chegada das tenistas Teliana Pereira e Beatriz Haddad Maia, além do técnico Renato Pereira. Teliana já foi para a quadra no período da tarde, enquanto Bia fez um trabalho de recuperação após a sequência de jogos das últimas duas semanas.
“A Teliana já treinou super bem, estava cansada de vôo, o que é normal, e a Bia por ter ficado um longo período sem jogar e ter feito duas semifinais, ficou cuidando do corpo e amanhã vem para a quadra. Eu e o Renato vamos montar os treinos mais voltados para competição, com bastante ponto, set e situações de jogo”, completa Roese.
O Time Correios Brasil da Fed Cup na Bolívia é formado pelas tenistas Teliana Pereira, Gabriela Cé, Beatriz Haddad Maia e Paula Gonçalves, além da reserva Carolina Meligeni Alves. A comissão técnica tem o capitão Fernando Roese, o técnico Renato Pereira, a preparadora física Renata Penha, a fisioterapeuta Claudia Tamachiro, o médico Gilbert Bang e o chefe da delegação Paulo Moriguti.