Domingo de sol no Rio de Janeiro e os atletas da academia Tennis Route aproveitaram a folga da puxada pré-temporada para fazer a alegria dos alunos da Escola de Tênis Fabiano de Paula, projeto social de iniciativa e apoio do Instituto Tennis Route, patrocinado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Estado do Rio de Janeiro, na Festa de Natal para meninas e meninas que recebem aulas sociais e gratuitas no Parque Ecológico da comunidade da Rocinha.
Comandados pelos técnicos e professores da Tennis Route, Eduardo Duda Mattos e Guilherme Teixeira, coordenadores do projeto, o professor responsável pelas aulas na comunidade, Glaucier Oliveira, o Pará, e pelo tenista Fabiano de Paula, que nasceu e mora na comunidade, Beatriz Haddad Maia, Thiago Monteiro, Marcelo Demoliner e os irmãos Christian e Patrick Oliveira bateram bola e participaram de atividades dinâmicas com a criançada por cerca de três horas. Os meninos e meninas ainda ganharam algodão doce, pipoca e brindes doados por parceiros.
Beatriz Haddad Maia (Correios/ CBT/ Asics/ Estácio/ Head/ Solinco/ IMG), número dois do Brasil e que recentemente passou a integrar a equipe carioca, não parou quieta e mostrou sua felicidade com a criançada: "É a primeira vez que venho aqui à Rocinha, é tudo muito grande, achei demais, um prazer enorme poder bater bola com essas crianças, o projeto do Fabiano é muito lindo. Estou muito feliz", disse.
Marcelo Demoliner (Estácio/Asics/Oi/Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro), número 78 do ranking mundial de duplas e quarto melhor da modalidade do país, que se prepara para disputar o Australian Open com Thomaz Bellucci, também fez sua primeira visita à comunidade: "Estou muito feliz com esse dia e a oportunidade, é muito bacana poder jogar com as crianças e ver a felicidade no rosto delas, saber que elas aqui têm a oportunidade de praticarem um esporte e darem tranquilidade aos pais de saberem que estão no caminho certo," afirmou o gaúcho de Caxias do Sul.
Integrante da Tennis Route há pouco mais de um ano, o cearense Thiago Monteiro (Lacoste/Estácio/Hidracor/ Correios/Babolat/Fundação Beto Studart/Oi/Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro) disse: "O projeto do Fabiano é muito bacana, esse incentivo é tudo que meninos e meninas carentes necessitam, e olha que tem alguns aqui que treinam na Tennis Route e jogam muito bem, podem ter futuro como tenistas, isso é muito legal".
Fabiano de Paula (Estácio/Correios/Oi/Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro), idealizador do projeto que nasceu em fevereiro deste ano, comemorou: "Foi um grande ano e de muito sucesso. Temos 208 alunos, fila de espera para matrículas, só tenho a agradecer os patrocinadores, a Secretaria de Esportes do Rio de Janeiro, a Oi, os professores e coordenadores e à equipe Tennis Route que compareceu aqui hoje para fazer a alegria das crianças. Temos meninos que nesse ano se desenvolveram bastante aqui, talentosos que treinam às vezes com os juvenis da academia lá no Recreio. Quem sabe daqui possam sair mais profissionais, mas minha satisfação é ver essa alegria toda no rosto de cada um", afirmou.
Rafael Thompson, Subsecretário de Gestão e Planejamento da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Estado do Rio de Janeiro, também marcou presença e mostrou habilidade ao bater bola com as crianças e os profissionais: "A nossa satisfação é ver o trabalho sendo muito bem feito pelo Fabiano de Paula e toda a equipe técnica para oferecer essa oportunidade incrível do contato com o esporte e tirar essas crianças da rua. O esporte é um excelente caminho na educação para todas as crianças".
A Escola de Tênis foi idealizada pelo tenista Fabiano de Paula, um dos melhores profissionais do país e que tem no currículo participações nos principais torneios do mundo como Roland Garros e Australian Open, no qualifying. Fabiano, que é morador da Rocinha, inaugurou a quadra em novembro de 2012 junto com o sérvio Novak Djokovic, atual número 1 do mundo do tênis.
Ela é destinada para crianças e adolescentes carentes da comunidade entre 5 e 17 anos e os meninos e meninas de destaque ganham oportunidades de treinamento na academia Tennis Route, no Recreio dos Bandeirantes, também no Rio de Janeiro.
A Escola de Tênis Fabiano de Paula tem a coordenação técnica de Eduardo Duda Mattos e Guilherme Teixeira com Glaucier Oliveira, o "Pará", que já morou na Rocinha e treinou Fabiano e Bruno Soares, como professor responsável. Ele é pai de Christian Oliveira (Oi/Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro), atual campeão Brasileiro da categoria 16 anos e de Patrick Oliveira, que disputa o circuito universitário americano. As aulas do projeto social só param nos feriados de Natal e Ano Novo e seguem neste fim de dezembro e pelo restante de 2016. Elas ocorrem de segundas até sextas-feiras entre 10h e 12h e 14h até 17h.
A Escola Fabiano de Paula de Tênis também recebe doações de equipamentos, acessórios e roupas para as crianças através do endereço Av. Armando Ribeiro, 25, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro/RJ CEP: 227950-030, ao lado do Atlântico Sul Hotel, Posto 12 do Recreio ou pelo telefone. Mais informações pelo telefone (21) 35972395 ou pelo emailcontato@tennisroute.com.br
Fundada em dezembro de 2008, a Tennis Route é formada pela Academia Tennis Route e pelo Instituto Tennis Route. A Academia tem a coordenação técnica dos sócios Carlos Eduardo "Duda" Matos, João Zwetsch e oferece treinamento para todas as idades. A equipe de alto rendimento conta atualmente com cerca de 20 atletas entre eles Fabiano de Paula, Thiago Monteiro, Thiago Wild e Marcelo Demoliner.
O Instituto Tennis Route, entidade sem fins lucrativos, tem como missão transformar a vida de jovens tenistas através do esporte e educação oferecendo oportunidades para criar rotas rumo ao tênis profissional ou universitário.
A Tennis Route tem os patrocínios da Estácio, Oi, Governo do Estado do Rio de Janeiro, CMartins | Advogados Associados, Bichara Advogados, Epg7, Koch Tavares e Pró-Tênis Barra.