X

Ljubicic era grande rival de Federer no circuito

Quarta, 09 de dezembro 2015 às 11:43:18 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

O suíço detentor de 17 títulos de Grand Slam, Roger Federer, anunciou que seu novo treinador será o croata Ivan Ljubicic, após o rompimento com seu ídolo Stefan Edberg. Apenas 2 anos mais velho que o suíço, Ljubicic, se aposentou do circuito em 2012, no Masters 1000 de Monte Carlo, cidade onde reside.



 O ex-tenista croata não ganhou nem um terço do que Roger em sua carreira, mas foi sim, um bom tenista. Era um dos principais sacadores do circuito, chegou a ser número 3 do mundo em maio de 2006, ganhou 10 títulos, sendo um de Masters 1000, o de Indian Wells em 2010, chegou a uma semifinal de Roland Garros, e ganhou um título de Copa Davis em 2005.

 

Os dois se enfrentaram em 16 oportunidades durante a carreira do croata, sendo 13 vitórias de Federer e apenas 3 de Ljubicic. Todas ocorreram mais no início do legado de Roger, em 2001 no ATP de Gstaad, na Suíça, onde venceu por 6/2 e 6/1, em 2002, no Masters de Cincinatti, por 2/6, 6/4 e 6/3, e em 2003, na Basiléia, por 7/6, 6/7 e 6/4.

 

Não ter tido uma carreira tão grandiosa quanto a que Federer tem, não quer dizer que não possa ajudá-lo, muitos bons treinadores não tiveram carreiras vitoriosas. Ivan, estava treinando o canadense Milos Raonic nos últimos dois anos e meio, e fez um ótimo trabalho.

 

Com ele a seu lado, Raonic chegou ao posto de número 4 do mundo, alcançou uma semifinal de Grand Slam, e teve grande avanço em seu jogo. Ljubicic trabalhou seus principais golpes, que eram seu saque e forehand, a partir daí se montou um estilo de jogo. Além de ter auxiliado seu lado psicológico, ao colocar um psicólogo com o jogador durante o circuito, o que teve grande impacto em Milos.

 

Aos 36 anos, o croata terá como seu segundo trabalho como treinador, treinar um dos maiores tenistas da história, o detentor muito recorder, Roger Federer.

 

banner
banner