X

CBT anuncia mudanças no circuito juvenil e calendário 2016

Sexta, 04 de dezembro 2015 às 15:03:40 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

O Departamento Técnico da Confederação Brasileira de Tênis apresenta o calendário oficial infanto-juvenil de torneios do primeiro semestre de 2016, com significativas mudanças que visam melhorias para os tenistas e também os organizadores de eventos.



Também já está disponível a anuidade 2016, lembrando que a CBT decidiu manter o valor de R$ 260 para quem fizer o pagamento entre 1 de janeiro e 30 de junho, enquanto quem pagar entre 1 de julho e 31 de dezembro de 2016 terá o valor de R$ 150.

 

Entre as principais mudanças no calendário, estão o Circuito Juvenil Correios, que passa a ter seletivas regionais, a criação do Circuito Tennis Kids, além da mudança nas datas de torneios ITF/Cosat para o mês de julho, aproveitando o período de férias escolares. Confira abaixo as alterações:

 

 

Circuito Tennis Kids
 

Novidade no calendário, o Tennis Kids pode ser disputado nas categorias até 8 anos (crianças de 6 a 8 anos, com bola laranja), 9 anos (bola laranja), 10 anos (bola verde), 11 anos A (bola verde) e 11 anos B (bola amarela). Nas categorias 9, 10 e 11 anos, a inscrição poderá ser feita apenas referente ao ano em que o tenista completa a idade correspondente.

 

Não será cobrada a anuidade para tenistas que disputarem as categorias deste circuito, que terá chaves masculina e feminina em simples e duplas.

 

A realização dos jogos será sempre entre sexta-feira e domingo, lembrando que além das datas próprias do circuito, ele também estará presente nas etapas do Circuito Juvenil Correios e no Brasileirão Infanto-Juvenil.

Circuito Juvenil Correios
 

A composição das chave principais (GA) passa por mudanças em 2016, com a chave principal masculina tendo 24 tenistas e a feminina 14 nas categorias 12, 14, 16 e 23 anos, lembrando que também passa a integrar as etapas o Tennis Kids. As vagas das chaves principais (GA) serão preenchidas da seguinte forma:

 

Masculino: 14 vagas diretas por ranking, 4 qualifying, 5 seletivas regionais e 1 Wild Card
Feminino: 6 vagas diretas por ranking, 2 qualifying, 5 seletivas regionais e 1 Wild Card
 

Caso não aconteça a seletiva regional, aumenta o número de vagas diretas na chave principal.

 

O Circuito será dividido em três períodos diferentes de disputa, sendo que entre sexta-feira e domingo da primeira semana acontece a disputa do Tennis Kids, de domingo a quarta-feira será o qualifying masculino, enquanto o qualifying feminino será na quarta e quinta-feira. A chave principal com pontuação GA segue com a disputa entre quinta-feira e domingo.

 

Todos os tenistas da chave principal nas categorias 12, 14 e 16 anos seguem tendo gratuidade de alimentação e hospedagem, enquanto a categoria 23 anos tem premiação em dinheiro tanto nas chaves de simples do masculino e feminino. Todas as categorias terão a disputa de duplas, lembrando que no caso do 23 anos não há premiação em dinheiro nas duplas.

 

Circuito Correios Regional (Seletiva)
 

As cinco regiões do Brasil ganham datas para a realização de seletivas para tenistas dos estados das respectivas regiões em eventos simultânos no Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com jogos de quinta-feira a domingo.

 

As seletivas terão chave aberta e com pontuação G1 no masculino e feminino dando aos vencedores das categorias 12, 14, 16 e 23 anos vaga na chave principal GA da etapa do Circuito Juvenil Correios correspondente. A categoria 9/10 anos será realizada nas seletivas, mas não dará vaga na chave.

 

A realização das seletivas será sempre três semanas antes de cada uma das cinco etapas do Circuito Juvenil Correios, lembrando que o Campeonato Brasileiro não terá evento seletivo.

Tenistas só podem jogar as seletivas realizadas nas regiões das federações onde são filiados.

 

Circuito G1
 

Os torneios G1 passam a ser em módulos, sendo que os organizadores podem realizar eventos do Módulo 1 (categorias 12 e 14 anos) e/ou Módulo 2 (categorias 16, 18 e 23 anos) com chaves abertas. Os módulos só poderão ser realizados de forma simultânea caso o local tenha a disponibilidade de 12 quadras, caso contrário, o organizador deverá optar por um dos módulos naquela data e poderá realizar o outro desde que em outra data.

 

Estes torneios deverão ser disputados sempre entre sexta-feira e domingo. A categoria 23 anos terá premiação em dinheiro.

O G1 deixa de ter a realização das categorias 9 e 10 anos, que agora integram o Tennis Kids (confira tópico acima).

 

 

Circuitos de Verão
 

Os circuitos G2 têm como única alteração a entrada da categoria 11 anos, onde os garotos podem optar pela disputa da chave de 12 anos ou 11 anos. Nestes circuitos estão mantidas as chaves de 9 e 10 anos, devendo ser respeitada a regra da bola correspondente à categoria.

  

 

Brasileirão e Copa das Federações
 

O Campeonato Brasileiro Infanto-Juvenil passa a contar também com a disputa do Tennis Kids e assim fica dividido nos seguintes períodos:

 

Tennis Kids – Quinta-feira a domingo (categorias 8, 9, 10 e 11 anos, com chave aberta)
Qualifying masculino – Quarta-feira a domingo (12, 14, 16 e 23 anos, com chave aberta)
Qualifying feminino – Sexta-feira a domingo (12, 14, 16 e 23 anos, com chave aberta)
Copa das Federações – Segunda a quarta-feira (12, 14, 16 e 23 anos)
Chave principal (GA) – Quinta-feira a domingo (12, 14, 16 e 23 anos)
As chaves principais (GA) passam a ter as seguintes composições:

Masculino - 24 (14 por ranking, 8 do qualificatório e 2 Wild Card)
Feminino – 14 (8 por ranking, 4 do qualificatório e 2 Wild Card)
 

Diferentemente das cinco etapas do Circuito Juvenil Correios, o Campeonato Brasileiro não terá etapas seletivas regionais.

 

Confira o calendário oficial: http://cbt-tenis.com. br/juvenil.php?cod=2

banner
banner