Por Fabrizio Gallas - Gustavo Kuerten esteve, nesta quinta-feira, na Marquês de Sapucaí no Sambódromo do Rio de Janeiro onde celebrou os 15 anos da chegada ao Nº 1 com bolo diante de crianças da Escolinha Guga de várias filiais da cidade incluindo a Tennis Route e alunos da Escola Fabiano de Paula, da Rocinha.
Durante o bate-papo com a imprensa, Guga foi questionado sobre o aproveitamento de sua chegada ao topo e fez críticas principalmente ao Brasil: "Foi subaproveitado como muitas oportunidades que acontecem no nosso país. Já esperava pois, precisamos de uma estrutura melhor para que algo como ter um número 1 do mundo seja algo maximizado, amplificado ao extremo", disse o catarinense que alcançou o topo após a conquista da Masters Cup em 2000 batendo Andre Agassi.
"Acho que também não vale a pena remoer e sim seguir em frente. Hoje a situação do tênis é diferente, voltamos a ter casualmente um número 1 do mundo que é o Marcelo Melo (na dupla) e isso gera uma grande chance de reatar as pontas, fazê-las acreditarem nos seus potenciais. Se um garoto de Floripa se tornou número 1 do mundo porque eu não posso. Precisamos ter pessoas como referências e trazê-los à tona, hoje em dia temos como referência os piores exemplos possíveis."
Guga também comentou da expectativa do legado olímpico. Na próxima semana um evento-teste será realizado na quadra central na Barra da Tijuca e Kuerten espera que ela e as demais para os jogos de tênis virem o Centro de Treinamento Nacional: "O Centro de Treinamento pode ser o pilar principal de uma grande transformação do tênis. Ter uma estrutura definitiva com a Confederação abraçando. O número 1 não faz uma transformação sozinho, um deles é a oportunidade de ter o Centro de Tênis nacional , quadra para grandes eventos, local para análise, investimento. O esporte ainda é visto como algo muito amador, tomara que a olimpíada sirva pra isso."
Ainda não está definido o que será feito com o Centro Olímpico de Tênis após os Jogos. A CBT está em negociações com projeto para transformá-lo em um CT nacional do tênis.