Depois de ser dominado por Rafael Nadal e começar mal duelo contra David Ferrer, o suíço Stan Wawrinka, quarto colocado, reagiu, bateu o espanhol sétimo do mundo e vai brigar por vaga na semifinal do ATP World Finals contra Andy Murray.
O suíço precisou de 1h33min para superar o tenista de Javea por 7/5 6/2 e com o resultado decide diretamente, na sexta-feira, sua vaga com Murray que assim como ele foi derrotado por Nadal e soma um triunfo e uma queda no Grupo B (Ilie Nastase) no evento com os oito melhores do ano.
Com o resultado, Rafael Nadal se torna automaticamente o primeiro classificado para a semifinal e já garante também a primeira posição no grupo esperando o segundo classificado do Grupo A (Stan Smith). David Ferrer é o primeiro eliminado da competição.
O jogo
Ferrer começou firme, voleando com categoria e quebrando. Abriu 4/1 e teve 5/2 diante de erros de Stan. Mas o suíço soltou o braço na direita e esquerda, fez sete games seguidos marcando 7/5 e 2/0, tornou a quebrar no quinto game, abriu 5/1 e liquidou a fatura no serviço por 6/2 no terceiro match-point em bola que havia sido fora de Stan, mas foi dada como boa pelos árbitros. Ferrer tinha esgotado o limite de desafios e acabou se dando mal.
Foi o 14º jogo entre os dois e o empate no confronto direto em 7 a 7.