Número 1 do Brasil e 40º do ranking, Thomaz Bellucci estreou com vitória, na manhã desta segunda-feira no Masters 1000 de Paris, na França, quebrou série negativa e vai enfrentar o poderoso Novak Djokovic no piso duro e cobenrto francês.
Veja como foi a partida! - Veja a chave do torneio!
Bellucci quer alto nível e tranquilidade na hora h contra Djokovic
Após cinco derrotas seguidas, o paulista derrotou o lucky-loser russo Teymuraz Gabashvili, 50º colocado, por um duplo 6/4 após 1h45min na quadra 1 do complexo de Paris-Bercy, seu último torneio do ano.
A última vitória havia sido na Copa Davis no primeiro dia contra Mate Delic. De lá pra cá quedas para Borna Coric no segundo jogo do confronto em Florianópolis, e nas estreias em Pequim, Xangai, Viena e Valência.
Contra Gabashvili é o terceiro jogo e a terceira vitória do tenista de Tietê que fará seu terceiro duelo contra Djokovic no ano, o quinto na carreira. Thomaz nunca venceu o número 1 do mundo que venceu nove títulos - três Grand Slams - e faz sua melhor temporada da vida, mas já lhe tirou dois sets, um em Madri 2011 e outro este ano em Roma. Além do torneio italiano os dois jogaram em Montreal, no Canadá.
Este será o 11º embate somente este ano do brasileiro contra um top 10. Ele busca a primeira vitória na temporada e também a primeira desde julho de 2012 quando bateu o sérvio Janko Tipsarevic em Gstaad, na Suíça. Ao todo são cinco vitórias e 31 derrotas.
Bellucci alcança apenas sua segunda vitória em Paris, a primeira desde 2010.
O jogo
Bellucci começou firme, quebrando Gabashvili e tendo chances de ampliar com mais uma quebra. Gabashvili se salvou e empatou em 3/3 o jogo. Bellucci conseguiu ser consistente e forçou o erro do rival para fechar por 6/4. Na segunda etapa o russo saiu na frente, mas Thomaz quebrou duas vezes seguidas abrindo 4/2. Ele foi mantendo a ponta, salvou break na hora de sacar pra fechar e definiu no terceiro match-point.
O jogo contou com muitos erros. Foram 40 do russo e 34 do brasileiro que deu oito winners a mais (21 a 13). Thomaz não sacou bem, com apenas 43% do primeiro serviço e fez cinco duplas-faltas.
Derrota nas duplas - Horas depois, Thomaz e o sérvio Viktor Troicki caíram nas duplas diante do paquistanês Aisam Qureshi e do francês Gilles Simon por 7/5 7/6 (7/3) após 1h29min. Eles tiveram set-point na segunda parcial.