Pela 14ª vez no circuito profissional Rafael Nadal e Richard Gasquet se enfrentaram, e mais uma vez o espanhol levou a melhor. O número sete do mundo precisou de 2h05 para superar altos e baixos e garantir sua primeira final na Basileia pelo placar de 6/4 7/6 (9/7).
Leia Mais:
Federer despacha americano e enfrenta Nadal na final em casa
Federer e Nadal jogam após dois anos e fazem 1º duelo na casa do suíço. Veja o Raio-X!
Rivais desde os tempos de juvenil, Richard Gasquet nunca conseguiu uma vitória no profissional contra Rafael Nadal. Atual número 11 do mundo, o francês venceu apenas quatro sets contra o espanhol em toda sua carreira, tendo o último sido no Masters 1000 do Canadá em 2008.
Neste sábado Gasquet esteve perto de vencer um set contra Nadal por duas vezes. No primeiro set o francês teve uma vantagem de 4/2 dominando totalmente a partida. Porém, no sétimo game, Nadal venceu um ponto importantíssimo na rede e recobrou sua confiança, crescendo na partida e vencendo quatro games seguidos, inclusive fechando a parcial com uma quebra.
O ritmo, no entanto, não prosseguiu no segundo set quando Gasquet arrancou uma quebra do espanhol logo no primeiro game. Novamente Nadal teve muitas dificuldades para se manter na partida e viu o Francês sacar para o set em 5/4. Mais uma vez Gasquet caiu de rendimento, perdeu seu saque mas conseguiu forçar o tie-break. No desempate Nadal abriu 4/1 de vantagem mas acabou não conseguindo levar até o fim e teve de salvar um set point no 5/6. Jogando melhor que o francês, o espanhol lutou e fechou a parcial por 9/7.
Na final, a quadra da Basileia será do 34º duelo entre Roger Federer e Rafael Nadal. O suíço marcou 6/3 6/4 sobre o americano Jack Sock. Tendo vencido os últimos cinco duelos, Nadal lidera o confronto direto contra Federer por 23x10, tendo o último jogo entre os dois sido na semifinal do Australian Open, em 2014.