Nada feliz. Assim estava a alemã Angelique Kerber, sétima da WTA, após sua eliminação na fase de grupos do WTA Finals - torneio que reúne as oito melhores do ano em Cingapura no piso rápido e premiação de US$ 7 milhões
Em conversa com a imprensa após sua derrota em 6/4 6/3 para a tcheca Lucie Safarova, Kerber criticou o formato da competição, pois entrou em quadra após a derrota da tcheca Petra Kvitova em três sets para a espanhola Garbiñe Muguruza e portanto sabia que precisava vencer apenas um set contra Safarova para se garantir nas semifinais do WTA Finals.
"Eu acho que não é justo, porque penso que é como no futebol. Quando eles você está contando para alo, você deveria jogar ao mesmo tempo", disse Kerber utilizando como exemplo que em todas as competições com chancela da FIFA (Federação Internacional de Futebol) com etapa de classificação por fase de grupo, como o WTA Finals, a última rodada é disputada com jogos simultâneos. É assim na Copa do Mundo e em torneios continentais como Copa da África, Eurocopa e Copa América.
"eu estava tentando fiar no meu túnel e focar no meu jogo. Disse a todos que não estava fazendo as contas. Vou entrar lá e jogar meu jogo. Eles estavam fazendo as contas. 'OK, ela vence um set, agora você precisa apenas vencer um set', relatou a alemã sobre os comentários antes de sua partida.
"Acho que é mais justo como no futebol em que você joga ao mesmo tempo", voltou a declarar Kerber aos jornalistas. "Eu quero dizer, você tem dias como este. Eu apenas tentarei esquecer o jogo o mais rápido possível", pontuou Kerber que venceu Kvitova na abertura da disputa de grupos, mas perdeu para Muguruza, que foram as duas classificadas de seu grupo.
"No fim, tive uma semana maravilhosa aqui. Vou levar apenas as coisas positivas para a próxima semana, minhas férias, e claro, tentar melhorar meu jogo e tudo para o próximo ano", finalizou Kerber que pôs fim a sua temporada.