O suíço Roger Federer não teve vida fácil nesta quinta-feira contra o alemão Philipp Kohlschreiber nas oitavas de final do ATP 500 da Basileia, sua cidade natal, mas superou o rival pela 11ª vez em 11 jogos e garantiu sua vaga nas quartas do torneio pelo qual busca o sétimo título.
O atual número três do mundo e dono de 17 Grand Slams precisou de 1h38min para derrotar o 32º colocado por dois sets a um, parciais de 6/4 4/6 6/4.
O jogo foi muito equlibrado com os dois confirmando seus serviços com tranquilidade. Em cada set, um deslize no serviço foi fatal e definiu as parciais.
No primeiro, Roger quebrou no quinto game após erros de Kohlschreiber. O suíço abriu 4/2 e administrou até o fim fechando por 6/4. Na segunda etapa, eles seguiram saque a saque até o décimo game onde o tenista da casa deu dupla-falta, errou passada na rede no set-point contra e viu o alemão quebrar fechando por 6/4 e empatando a partida. Na terceira parcial, o panorama da partida foi o mesmo, até que no nono game Roger pressionou o rival no fundo deslocando bem o germânico até forçar o erro. Ele quebrou e sacou firme na sequência fechando com bom serviço.
Nesta sexta-feira, nas quartas, Federer reedita a final do ano passado contra o belga David Goffin, 17º do mundo. São duas partidas entre os dois até hoje e duas vitórias de Roger, a última justamente na decisão ano passado na Basileia por duplo 6/2.