Campeão da primeira edição do Rio Open, Rafael Nadal, sétimo do ranking da ATP, foi confirmado oficialmente pela organização do ATP 500 e WTA carioca. Esta será a terceira vez do espanhol, que se une ao francês Jo Tsonga.
Rafa Nadal, que foi surpreendido pelo italiano Fabio Fognini na semifinal do torneio cariosa em 2015, buscará seu bicampeonato no torneio comentou através da assessoria de imprensa da competição: "O Rio Open é um torneio muito importante no calendário do tênis, em um país muito especial. Jogar um ATP 500, no saibro, no início da temporada é muito bom para o meu jogo. Desenvolvi uma relação especial com o público brasileiro nos últimos dois anos e adoro voltar para o Brasil para jogar diante dos fãs que me recebem tão bem na Cidade Maravilhosa".
A informação da vinda de Rafael Nadal ao Rio já era veiculada pela imprensa, principalmente a argentina, pois a participação do espanhol no ATP 250 de Buenos Aires, dizem os organizadores da competição portenha, está diretamente ligada à vinda do espanhol ao Brasil.
O diretor do torneio Luiz Carvalho comentou: "É um privilégio ter o Nadal pelo terceiro ano seguido no nosso país. Já no primeiro ano que ele jogou no Rio criou-se uma conexão especial dele com o público brasileiro e o fato dele voltar, reafirma a importância do Rio Open no calendário dos melhores jogadores do mundo. Com o Tsonga e Nadal, dois legítimos top 10, já confirmados, podemos esperar por mais um Rio Open de altíssimo nível em 2016".
Nove vezes campeã de Ronald Garros e dono de 14 títulos do Grand Slam e uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, Nadal passará pela capital fluminense duas vezes em 2016, ao jogar o ATP local em fevereiro e os Jogos Olímpicos em agosto.
Para os Jogos, Nadal ainda não está classificado e precisa disputar uma eliminatória da Copa Davis para tonar-se elegível a vaga.