Uma das atrações da 31ª edição do Bahia Juniors Cup vem chamando a atenção não só pelo tênis como pela beleza. A americana Katie Lafrance, natural de Los Angeles, carimbou seu passaporte rumo às quartas de final da competição mundial juvenil que comemora 30 anos retornando à casa onde nasceu, o Clube Bahiano de Tênis, situado no bairro da Graça, em Salvador (BA).
Ela é vaidosa, entra na quadra perfumada, usando brincos de argola e costuma combinar seu estilo tendendo pro cor-de-rosa tanto na roupa quanto no gripe de sua raquete. Sua referência não poderia ser muito diferente, ela é fã da bela dinamarquesa Caroline Wozniacki, ex-número 1 do mundo e um dos principais nomes do tênis mundial: "Definitivamente ela é um modelo pra mim pela forma que age, como ela tem classe e pelo seu jogo que é fenomenal, gosto muito dela", afirma Katie que demonstra ter talento dentro das quadras ao emplacar duas vitórias e se garantir nas quartas de final do torneio.
A jovem de 16 anos marcou 6/3 6/2 sobre a brasileira Kathleen Percegona e espera pela russa Ekaterina Ovcharenko ou a egípcia Nermeen Shawky, sexta favorita ao título: "A partida foi muito divertida pra mim, ela mostrou bastante esportividade e companheirismo dentro de quadra", destacou Lafrance que está pela primeira vez no Brasil e gostando do que viu em Salvador: "É minha primeira vez no Brasil, posso dizer que amo o Brasil, estou amando Salvador, já fiz um city tour, a cidade é tão linda , estou tendo um bom momento aqui".
Ainda em seu primeiro ano na categoria máxima do juvenil, Katie ocupa um lugar perto das 500 melhores do mundo e não traça metas ambiciosas, só quer melhorar seu tênis: Estou no meu primeiro ano de 18 anos, estou melhorando meu jogo e quero seguir trabalhando e evoluindo, preciso mais evoluir nos voleios e meus drop-shots. Não tenho uma meta de ranking, só quero jogar bem e melhorar, ainda estou decidindo se jogarei no profissional ou se vou pro tênis universitário americano o qual já recebi algumas proposta, mas vou decidir no tempo certo".
Pedretti e Maria Silva atingem as quartas - Duas brasileiras garantiram vaga nas quartas de final. Maria Silva, atual campeã, teve uma indisposição estomacal no começo do dia, mas se recuperou a tempo de fazer 6/2 6/0 sobre Yusra Hegy, do Egito. Ela enfrenta a argentina Eugenia Ganga, terceira favorita: "Comi algo que não me fez bem, tive que tomar remédio pra melhorar pro jogo. Não foi minha melhor partida, mas consegui uma boa vitória e isso é positivo. Espero estar 100% pra amanhã", resumiu a carioca.
Principal favorita e campeã de 2013, a paulista Thaísa Pedretti, 83ª colocada, marcou 6/2 6/3 diante da argentina Paula Baranano e vai encarar a uruguaia Florencia Rossi, sétima cabeça de chave: "Joguei bem, mais acostumada com as condições, com o piso rápido, consegui impor meu ritmo mesmo com o vento que coloca mais dificuldades. Ffoi uma boa partida", apontou a tenista que vem de título na Copa Guga Kuerten em Florianópolis: "Nunca joguei contra ela, só treinei e viajamos juntas, somos amigas, ela tem um estilo mais passadora de bola, mas independente disso impôr meu estilo para sair com a vitória".
Baianos na semi dos 14 anos - Os baianos Natan Rodrigues e Maria Menezes avançaram às semifinais confirmando os respectivos favoritismos nesta quarta-feira na categoria 14 anos que soma pontos pro ranking Sul-Americano do Cosat.
Natan, 31º melhor tenista sul-americano e que vem do vice-campeonato da Copa Guga Kuerten após batalha de 2h55min, marcou um duplo 6/0 diante de Saulo Albuquerque e encara o terceiro favorito, Vitor Jordão. Aos 13 anos, Natan é o atual campeão na do Bahia Juniors Cup.
Número 14 da América do Sul e vencedora em Florianópolis recebendo o troféu das mãos de Gustavo Kuerten, Maria Menezes marcou 6/4 6/2 diante de Giovanna Jallas e busca vaga na final contra sua prima, a também baiana Catharina Azevedo, que derrotou Gabriela Mascarenhas por um duplo 6/1.
"Não joguei muito bem, estou um pouco cansada mentalmente com as duas semanas pesadas, mas consegui a vitória que é importante. Agora enfrento minha prima, nos conhecemos bem, será um bom jogo", disse a jovem de 12 anos que foi campeã na categoria 14 também no torneio de Assunção, no Paraguai, recentemente.
Maria e Natan vão disputar, em janeiro de 2016, o Mundial da categoria em Tarbes, na França, o Le Petit As, torneio vencido por feras como Rafael Nadal, Michael Chang, Martina Hingis e Kim Clijsters.
A 31ª edição do Bahia Juniors Cup conta com 209 atletas de 12 países e este ano se tornou uma das três maiores do país junto com Londrina (PR) com pontuação Grau 3 para o ranking mundial da ITF só perdendo para o mais tradicional que é o Banana Bowl e o Campeonato Internacional Juvenil, a Copa Gerdau. O evento, que conta pontos pro ranking Sul-Americano do Cosat nos 14 e 16 anos, e da Confederação Brasileira de Tênis, nos 12 anos, é o maior da história do Nordeste no tênis juvenil.
O tradicional torneio era chamado de Copa Econômico na década de 80 e 90 e seleiro de grandes craques. Gustavo Kuerten foi campeão dos 16 anos derrotando o baiano Duda Catharino Gordilho na final. Passaram pelo evento Teliana Pereira, Andreia Vieira, Fernando Meligeni, Marcelo Saliola, entre outros fortes nomes do tênis nacional.
A competição abriga atletas do Brasil, Rússia, Estados Unidos, Bolívia, Suíça, Grã-Bretanha, Egito, Colômbia, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.
Resultados de Momento desta Quarta-Feira (21/10):
Torneio ITF - 18 anos Feminino
(1) Thaísa Pedretti (BRA) 2x0 Paula Baranano (ARG) 6/2 6/3
Maria Silva (BRA) 2x0 Yusra Hegy (EGY) 6/2 6/0
(2) Yuliana Monroy (COL) 2x0 Mariana Correa (BRA) 6/0 6/0
(3) Eugenia Ganga (ARG) 2x1 Luciana Rabines (EUA) 6/7 (7/1) 7/6 (10/8) 6/3
(7) Florencia Rossi (URU) 2x0 Alexandra Bakaldina (SUI) 6/4 6/3
Katie Lafrance (EUA) 2x0 Kathleen Percegona (BRA) 6/3 6/2
Jogos do masculino em andamento
Torneio - Cosat (Sul-Americano)
16 anos - Masculino
(1) Lucas Ribas (PAR) 2x0 Alberto Mello (BRA) 6/4 6/3
Matheus Gozzi (BRA) 2x0 6/4 6/1
14 Masculino - Quartas de Final
(1) Natan Rodrigues (BRA) 2x0 Saulo Albuquerque (BRA) 6/0 6/0
(3) Vitor Jordão (BRA) 2x1 Gustavo Madureira (BRA) 6/1 4/6 6/2
Roberto Cotrim (BRA) 2x0 Artur Pella (BRA) 6/2 6/1
(2) Lucas Araujo (BRA) 2x0 Thiago Cesário (BRA) 6/3 6/2
14 anos - Feminino - Quartas de Final
(1) Maria Menezes (BRA) 2x0 Giovanna Jallas (BRA) 6/4 6/2
(3) Catharina Azevedo (BRA) 2x0 Gabriela Mascarenhas (BRA) 6/1 6/1
Camila Bossi (BRA) 2x0 Nalanda Silva (BRA) 6/1 6/4
Thaissa Bolzan (BRA) 2x0 (4) Carolina Garcia (BRA) 6/0 7/5
Mais informações como chaves e programações das demais categorias podem ser obtidas no site do evento - http://www.bahiajuniorscup. com.br ou pelo facebook do evento https://www.facebook.com/ bahiacup
Programação do Evento na Semana*:
Quarta (21/10) - Jogos das Oitavas de Final (Categoria 18 anos a partir das 15h. Categorias 16 e 14 anos a partir das 10h)
Quinta (22/10) - Jogos das quartas de final (Categoria 18 anos a partir das 15h. Categorias 16, 14 e 12 anos a definir)
Sexta (23/10) - Semifinais (Categoria 18 anos a definir. Categorias 16, 14 e 12 anos a definir)
Finais (24/10) - (Categoria 18 anos a definir. Categorias 16, 14 e 12 anos a definir)
Serviço:
Clube Bahiano de Tênis
Endereço: Rua Oito de Dezembro, 525, Salvador (BA)
Entrada Gratuita ao público (pegar pulseira na secretaria do clube)
Estacionamento Gratuito ao público
O Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio do Governo do estado da Bahia pela Sudesb, da Construtora Moura Dubeux, dos Correios eda Federação Bahiana de Tênis. O evento tem o apoio da Gatorade, AMBEV e Faculdade IBES/FACSAL e é realizado pela Confederação Brasileira de Tênis, ITF e Cosat.
* sujeito a alterações