O letão Ernests Gulbis confirmou o fim da má fase que teve anteriormente ao torneio de Viena ao vencer o americano John Isner, atual número 13 do mundo, nas oitavas de final do torneio austríaco. A partida durou 2h03 e teve parciais de 6/4 4/6 6/4, à favor de Gulbis.
Antes de superar o jovem Lucas Miedler na estreia em Viena, a última vitória de Gulbis havia sido nas oitavas de final do Masters 1000 do Canadá, em Agosto, contra o americano Donald Young. Após a derrota para Djokovic nas quartas de final do mesmo torneio, Gulbis sofreu cinco eliminações seguidas na primeira rodada, sendo uma em um torneio da série Challenger e uma no US Open.
A partida foi extremamente disputada, contando com 26 aces do letão que teve 60% de aproveitamento de primeiro saque e venceu 86% dos pontos em que jogou com o fundamento. Já Isner marcou 16 aces, com 82% de aproveitamento de primeiro saque, vencendo apenas 69% dos pontos em que colocou o primeiro serviço em quadra. Gulbis enfrentou 7 break points e salvou 6, tendo 8 à disposição e convertendo apenas dois para consolidar a vitória por 6/4 4/6 6/4.
Na próxima rodada Gulbis terá pela frente o croata Ivo Karlovic que vem de vitória sobre o ucraniano Sergyi Stakhovsky, por 6/4 7/5.
Tsonga se complica contra veterano alemão, mas avança.
O francês Jo-Wilfried Tsonga também se confirmou nas oitavas de final nesta quarta-feira, ao vencer o veterano alemão Tommy Haas em 1h53 de partida com parciais de 6/3 6/7(3) 6/4. Tsonga agora terá pela frente o tcheco Lukas Rosol que vem de vitória sobre o Japonês Yuchi Sogita por 6/4 7/6(2).
Tsonga dominou uma boa parte do jogo, vencendo tranquilamente o primeiro set, mas quando tentava dominar o segundo set, Haas cresceu na partida e acabou forçando o tie-break, onde saiu vencedor para empatar a partida. Na última parcial, o jogo teve seu momento mais equilibrado, mantendo-se empatado até o penúltimo game, quando Haas cedeu a quebra e Tsonga sacou em seguida para liquidar a partida.