Foram definidos, neste domingo, os campeões do circuito Cosat e da CBT da Copa Guga Kuerten disputada em Florianópolis (SC). Em uma batalha de 2h55min, Matheus Queiroz superou o baiano Natan Rodrigues, de Salvador, cabeça número 2 e 31º no ranking de 6/1 4/6 e 7/6 (8/6) e ganhou, como prêmio, uma viagem a Londres, com acompanhante, para disputar o Le Mondial Lacoste.
No feminino, Maria Menezes Barbosa (Colégio Portinari/Babolat), de 12 anos e 14ª melhor da América do Sul superou na final a brasileira Thassane Abrahim por 2 sets a 0 com parciais de 6/4 7/5. É sua primeira conquista na importante competição nacional após vice-campeonatos em 2013 e 2014: “Sempre sonhei com este título. Depois de bater na trave duas vezes, desta vez deu certo”, comemorou a jovem que pela conquista ganhou o direito de disputar o Le Petit As, torneio em Tarbes, na França, considerado o Mundial da categoria, evento já vencido por Rafael Nadal, Michael Chang, Martina Hingis, Kim Clijsters, todos estes multi-campeões em suas carreiras profissionais. O torneio será jogado no fim de janeiro de 2016.
A campanha da tenista que treina no Clube Bahiano de Tênis com o técnico Duda Catharino foi irretocável sem perder sets em cinco partidas. Cabeça de chave número 1 ela bateu Giovana Tanabe, na estreia, por 6/3 6/1, depois ganhou de Camila Rossi com 6/4 6/3. Nas quartas superou Ana Flávia Rodrigues por 6/3 6/1, na semifinal despachou Vanessa Serrute, cabeça de chave 9, com um duplo 6/0.
Pedro Boscardin Dias, o Pepe, vice-campeão Mundial de 12 anos com o Brasil no Canadá em agosto, venceu Richard Gama por 6/3 6/4. Atleta da RS Tennis, de Joinville (SC), Pepe havia sido vice ano passado.
“Sou fã do Guga e sonhava ganhar o torneio aqui. A final foi dura, o adversário jogou muito, mas consegui administrar bem o jogo”, avaliou, ao comemorar, também, o fato de ter sido o último torneio do ano no Brasil. “Agora vou para os Estados Unidos disputar o Orange Bowl e o Eddie Heer. Espero levar a experiência que adquiri aqui para fazer um bonito papel lá”, projetou o tenista que já disputa torneios na categoria 14 anos onde foi vice-campeão na semana passada em Itajaí (SC).
Este ano, Pedro Boscardin e o parceiro de treinos em Joinville, João Loureiro, foram vice-campeões do Mundial no Canadá em agosto com o Brasil na categoria e campeões Sul-Americanos em Caracas, na Venezuela.
Ele agora descansa uma semana e retorna para a pré-temporada a partir do dia 26 antes dos eventos em solo americano.