Foram definidos, nesta quinta-feira, os semifinalistas da ADK Juniors Cup, a 15ª edição da Copa Santa Catarina de Tênis, evento juvenil com importantes pontos no ranking da Federação Internacional de Tênis. O torneio termina neste sábado, 2 de novembro, no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC) .
Crédito: Thiago Parmalat
A competição tem o patrocínio da Taroii Investment Group e conta com o apoio da Federação Catarinense de Tênis e da Confederação Brasileira de Tênis.
Principal favorito ao título, gaúcho Pedro Dietrich, campeão do pré-quali do Australian Open da América do Sul, garantindo vaga no primeiro Grand Slam de 2025, foi surpreendido pelo uruguaio Felipe Vazquez caindo por 6/3 6/4. Vazquez enfrenta o quarto favorito, Vicente Freda, que passou por Carlos Lino por 6/3 3/6 6/0.
Livas Damazio, jovem de 14 anos, venceu sua oitava seguida ao aplicar um duplo 6/1 sobre Brian Tremblay. Ele vem do título no J30 de Foz do Iguaçu (PR), o primeiro jogador sul-americano nascido em 2010 a vencer um torneio do circuito mundial. Ele encara Washington Matos Júnior que passou pelo atleta da seleção brasileira de 16 anos, Leonardo Storck, por 7/6 (7/2) 6/3.
No feminino, a principal favorita, Stephany de Lima, derrotou Isabela silva por um duplo 6/2 e terá pela frente a cabeça de chave 6, Isadora Sigrist, que derrotou Clara Borrasca por 6/2 6/0. Giovana Barbosa tirou mais uma favorita no torneio. Após eliminar na estreia a cabeça de chave 2, a argentina Lara Qualia, a vítima da vez foi a quinta pré-classificada, Beatriz Rodrigues. Giovana marcou 6/3 6/0 e medirá forças contra Maria Carbone que fez 6/2 6/0 sobre Larissa Silenci.
Na categoria 14 anos as semifinais serão entre Kilian Postigo contra Francisco Chiaratti e Davi Maltez contra Luca Aranha. No feminino, Clara Coura encara Laura Hass e Kauhany Rodriguez encara a canadense Mengtong Nie.
Nos 16 anos, Paulo Cotrim, atleta da casa, derrotou Pedro Queiroz por 7/6 (12/10) 6/1 e enfrentará Mateus Krebs na semifinal. A outra semi será entre italiano Rafael Gamm contra o brasileiro Augusto Scheidt. Entre as meninas, Laura Pedrotti pega Ana Furlan enquanto que Isadora Benali encara Sophia Santos.
A sexta-feira será o penúltimo dia com a definição dos finalistas.
A competição tem ao todo 450 atletas de onze países (Brasil, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, México, Canadá, Bolívia, Equador, Paraguai, Guatemala e Itália) nas categorias 18 anos para o ranking mundial e também para categorias sul-americanas até 16 e 14 anos da Confederação Sul-Americana de Tênis, a Cosat, e até 12 anos e Tennis Kids válido pelo ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis, a CBT.
A ADK Juniors Cup - 15ª Copa Santa Catarina de Tênis - conta com patrocínio da Taroii Investment Group e conta com o apoio do Itamirim Clube de Campo e FMEL - Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Itajaí (SC). O evento tem a parceria com a Federação Catarinense de Tênis e da Confederação Brasileira de Tênis e possui a supervisão da Federação Internacional de Tênis e da Confederação Sul-Americana de Tênis, a Cosat.