Jogando de maneira agressiva e intensa desde o inicio da semana, o francês Jo-Wilfried Tsonga, 15º do ranking da ATP, acabou com a ascendência de Rafael Nadal, sétimo da ATP, e se garantiu na grande final do Masters 1000 de Xangai, na China.
Em uma dura batalha de 2h15 de duração, Nadal bem que lutou, mas viu o francês fechar o placar em 6/4 0/6 7/5 tendo disparado 11 aces contra um do espanhol, que errou mais que o habitual e bateu 17 erros não-forçados contra 40 de Tsonga, que disparou o mesmo número de bolas vencedoras contra 22 de Rafa.
Sem disputar uma final no torneio chinês desde 2009, Nadal entrou em quadra com a possibilidade de disputar sua segunda final de um torneio do Masters 1000 na temporada. O espanhol, que disputou e perdeu a final em Madri, entrou com uma postura agressiva em quadra e desde o primeiro game buscou jogar próximo à linha de base e arriscando devoluções, a tática pressionou o francês, que iniciou a campanha no torneio chinês precisando de uma virada sobre Tommy Robredo. Firmes, foram confirmando seus games de saque, até que Tsonga conquistou quebra providencial e sacando muito bem fechou a primeira etapa.
No segundo set, Rafael Nadal reagiu, avançou para mais perto da linha de base, passou a forçar as devoluções e sacando firme, não deu chances a Tsonga, conquistou três quebras e aplicou pneu.
No terceiro set, Tsonga, que já havia tentado esboçar uma reação no set anterior, voltou a antever o saque do espanhol e passou a servir melhor. Como resultado, games foram muito disputados, com o francês cada vez mais buscando a rede e o espanhol lutando por cada ponto. Tsonga salvou breakpoints no sexto game e seguiu firme. Buscando a rede conquistou quebra de saque primordial no décimo primeiro game e sacou para se garantir na final.
Ali, o francês aguarda pelo vencedor da partida entre os dois principais tenistas da atualidade, o sérvio Novak Djokovic e o escocês Andy Murray.