Rafael Nadal vem confessando suas emoções e sentimentos muito mais nesta temporada que nas outras. Neste domingo, em coletiva pré-estreia no ATP 500 de Pequim, na China, ele afirmou que chega calmo para a disputa do torneio, um fato raro para o ano dele.
"Posso jogar calmo outra vez, algo que tem sido muito difícil na maior parte da temporada", afirmou o tenista que estreia na terça ou quarta-feira em Pequim contra o convidado local Di Wu.
"Não era capaz de controlar minhas emoções em quadra durante muitos meses e quando isso ocorre é quase impossível jogar bem".
O atual sétimo do ranking admitiu que usará tanto Pequim como Xangai, Basileia e Paris para um treino para o próximo ano. Ele ainda está na briga por vaga no ATP World Finals: "Vou simplesmente tentar jogar bem nos torneios e competir da forma que fazia, é importante começar o próximo ano forte".
Ele ainda admitiu que, aconteça o que acontecer, "não será uma boa temporada" e afirmou estar "motivado para superar essa dura situação".
Em 2015, Nadal não passou das quartas de nenhum Grand Slam e só tem uma final de Masters 1000, em Madri, onde foi vice-campeão.
"Não me sinto sofrendo tanto em quadra como nos seis, sete primeiros meses, tenho maior controle. Cedo ou tarde estarei jogando em alto nível de novo".