X

Tsurenko anuncia processo judicial contra WTA e ex-CEO da entidade

Quarta, 16 de abril 2025 às 15:14:34 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

A ucraniana Lesia Tsurenko, ex-top 23 e atual 239ª da WTA, decidiu aciona judicialmente a Associação das Tenistas Profissionais (WTA) e seu ex-CEO, o americano Steve Simon. Desde 2023, suenko vem tentando 'justiça' pelos meios oficiais da entidade.



Crédito: Redes Sociais

Entre em nosso Canal no Whatsapp

Com uma publicação nas redes sociais, Tsurenko compartilha um texto longo em que afirma qeu jogar tênis era seu sonho de infância, que é uma profissioção na qual a pessoa precisa dar seu melhor o tempo todo e que nem em seus piores pesadelos imaginou que o circuito, o local que ela considerava sua casa, se tornaria: "O mais terrível e alienante local no qual seu CEO conscientemente cometeu abuso moral contra mim, me levando a ter ataques de pânico e me impedido de exercer meu ofício".


A tenista de 35 anos ainda explica: "Falei sobre isso aberta e deiretamente. Tentei buscar proteção e justiça dentro da WTA, mas em resposta, enfrentei injustiça o que levou a um declínio moral prolongado, dor, medo, taques de pânico, humilhação, ocultação de informações, assédio à minha equipe... tudo para me silenciar e esta nem é a lista completa de tudo que eu tive que suportar".

Tsurenko diz que não foi protegida pela WTA nem "como mulher, ser humano ou jogadora" e por isso buscará justiça na justiça comum.

 

Entenda o caso:

Em junho de 2023, Tsuenko utilizou o site da Federação Ucraniana de Tênis para denunciar publicamente o descaso da WTA com uma denuncia de compliance feita por ela conta Steve Simon, na qual relatou ter sido coagida pela então prinicpal autoridade da WTA a respeitar o tratamento ruim que ela estava recebendo, e portanto denunciando, por parte de rivais russas e bielorussas.

Na ocasião de tal conversa, Tsurenko foi censurada, de acordo com suas palavras, por "seu comportamento nos jogos posicionando-se conta tenistas russas e bielorrussas, além de falar sobre a guerra da Ucrânia sempe que posível" e ainda teria ouvido de Steve Simon que ela deveria respeitar a opinião das colegas favoráveis a guerra em seu país.

A conversa com Simon teria ocorrido em março de 2023, nos bastidores de Indian Wells, e gerou na ucraniana um ataque de pânico. A tenista então teve de desistir de seu jogo contra a bielorrussa Aryna Sabalenka e acabou acusada de xenofobia, pois havia anunciado a desistência por "motivos pessoais". Ao ver a pupila atacada nas redes, seu treinador Nikita Vlasov emitiu um comunicado denunciando Simon e explicando a doença de Tsurenko.

Na mesma época,o treinador também atacou Sabalenka: "A culpa é sua, você apoia o regime sangrento do seu ditador. Você está completamente do lado dele. Os terríveis eventos também são sua culpa, Aryna, como qualquer outra pessoa que esteja do lado dos regimes da Bielorrússia e da Rússia", declarou ao The Tribuna .

Tsurenko ainda nomeou um a um os profissionais da WTA que simplesmente não esponderam a sua reclamação a cerca do comportamento de Simon, que segundo fontes da imprensa americana poderia ter gritado com a tenista na ocasião.

"Então tive um ataque de pânico, que afetou significativamente minha saúde mental e física e me levou à desistência do torneio em Indian Well. "Depois da minha reclamação não pública, nenhum funcionário da WTA respondeu de forma alguma. Após meu comunicado, nenhum funcionário da WTA, incluindo Lindsay Brandon (Diretora de Salvaguarda), Bob Campbell (Diretor Sênior de Segurança), David Palanzo (Vice-pesidente e diretor de relações de Negócios e Jurídico), entrou em contato comigo para esclarecer as circunstâncias e o assunto da minha declaração", escreveu ela no longo comunicado á época (confira). Tsuenko acusou a WTA de censurar seu treinador, após o mesmo iniciar uma investigação por conta própria contra Simon.

Entre os desdobramentos do caso, Tsurenko chegou a ter um princípio de ataque de pânico em quadra em Roland Garros e abandonou diante de Iga Swiatek (relembre). A ucraniana chegou a se afastar das quadras por tempo,voltou a jogar, mas não compete desde novembro de 2024.

teninews.com.br
br.jooble.org