A norte-americana Madison Keys, 14ª da WTA, conquistou uma belíssima virada diante da ucraniana Elina Svitolina, 27ª, e está de volta à semifinal do Australian Open, onde aguarda pela polonesa Iga Swiatek ou a compatriota Emma Navarro.
Crédito: Jimmie48
Vice-campeã do US Open 2017, Keys precisou de 1h53 para fechar o placar em 3/6 6/4 6/3 tendo disparado seis aces contra três de Svitolina, que cometeu 15 erros não-forçados a 40 da americana, que disparou 49 bolas vencedoras a 20 da ucraniana.
O confronto entre as duas jogadoras foi marcado por bons saques das duas tenistas, que foram controlando seus games de saque e buscando impor seu ritmo no serviço da adversária. Com sua postura e jogo mais rápido e agressivo, Keys tentou acelerar o jogo, enquanto Svitolina propôs mais trocas e trabalho de linha de base. Assim, a ucraniana se impôs no 8º game da primeira etapa, conquistou a quebra e confirmou a vitória na parcial.
No segundo set, o jogo seguiu nos mesmos moldes. Experientes, as tenistas seguiram com equilíbrio, enquanto Keys foi melhorando o rendimento de seu primeiro serviço e ganhando confiança com forehand que rendeu-lhe quebra no 6º game, abriu 5/2 e administrou para empatar o jogo.
O terceiro set foi uma continuação da parcial anterior e Svitolina começou a cometer mais erros e assim, acabou sofrendo a quebra no 5º game e não conseguiu reagir.
Aos 29 anos, Madison Keys está em sua terceira semifinal na Austrália, tendo alcançado a fase anteriormente nas edições 2015 e 2022. A americana busca final inédita e encara a vencedora do confronto entre a polonesa Iga Swiatek e a norte-americana Emma Navarro.