Um dos ídolos do tênis brasileiro, Fernando Meligeni fez uma análise da vitória de João Fonseca sobre Andrey Rublev, nono do mundo, em jogo que fez história nesta terça-feira com o triunfo por 3 sets a 0 com 7/6 (7/1) 6/3 7/6 (7/5).
Leia Mais:
Gilbert aposta em top 8 para Fonseca este ano
Entre em nosso canal do Whatsapp!
Fonseca se tornou o mais jovem brasileiro na Era Aberta a vencer um jogo de Grand Slam, mais jovem no profissional a ganhar de um top 10 e o segundo mais jovem em atividade a vencer um jogador desse grupo, peerdendo apenas para Carlos Alcaraz. Ainda superou dados de Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic que só ganharam de top 10 a partir dos 19 anos nos Slams.
"Aconteceu. A gente esperou por um bom tempo, tinha muita expectativa, falamos sobre o jogo do João Fonseca e se ele aguentaria e se ele teria coragem, se conseguiria jogar contra um top 10. Não só jogou como venceu em um jogo espetacular. Mais do que falar disso ou daquilo ou entrar naquela loucura, importante falar tecnicamente, taticamente, mentalmente o que jogou o João Fonseca hoje. Tecnicamente ele é muito forte, tem uma direita absurda, um backhand incrível, saca muito bem, todas as vezes que foi pra rede mostrou que tem habilidade na frente. Um cara muito completo. Difícil de ver um garoto com 18 anos desse jeito. Taticamente ele soube junto com o Gui (Teixeira, técnico) planejar bem o jogo, se viu que ele atacou bem a direita do Rublev ao invés de só jogar pela esquerda, sempre que sobrou (a bola) meteu a mão . Mentalmente muito tranquilo nos momentos difíceis, de break-points, perdeu o saque no terceiro set, fez 4 a 0 no tie-break, foi a primeira vez que sentiu, deu aquele slice na devolução, 4 a 2, 4 a 3, a coisa complicou e ele manteve. O que mais chama a atenção no João é sua coragem", disse o comentarista dos canais e ESPN em vídeo nas redes sociais.
Na mesma postagem, em colaboração com o New Balls Please, podcast de tênis que apresenta com Fernando Nardini, o ex-top 25 e semifinalista de Roland Garros em 1999 também escreveu: "O vídeo conta um pouco do que acho dele, mas neste texto, quero expressar minha alegria e gratidão. Depois de tanto tempo e com tantos grandes tenistas ajudando no desenvolvimento do nosso esporte, João chegou para levar o tênis a outro patamar. Ele furou a bolha. As pessoas começaram a olhar para o nosso querido tênis de uma maneira que eu já via há algum tempo. Tênis é incrível, mas, para ganhar espaço no nosso país, precisamos de ídolos. Ele é jovem, está no começo da carreira e, embora não deva carregar essa responsabilidade, já é uma referência. Que legal. Que emocionante. Que orgulho."
Ver essa foto no Instagram