Thiago Agustin Tirante, próximo adversário do brasileiro João Fonseca na final do qualificatório do Australian Open, tem 23 anos e é o atual 115º do ranking mundial. Conheça um pouco da trajetória e do perfil do rival do brasileiro.
Natural de La Plata, na região metropolitana de Buenos Aires, Tirante começou a frequentar quadras de tênis com o pai, Gonzalo, assim que foi capaz de caminhar, aos 9 meses de idade. O tenista foi criado nas quadras do tradicional clube de tênis de La Plata e sua primeira treinadora e responsável por sua formação foi a tia, Vanessa.
Torcedor do clube de futebol River Plate, Tirante tem no compatriota Juan Martín del Potro seu principal ídolo no tênis e pela afinidade com o estilo do gigante de Tandil, Thiago Tirante tem como golpe favorito o forehand e seu piso favorito de competições o 'rápido'.
Profissional desde 2016, quando começou a competir nos primeiros ITFs em paralelo ao final da carreira juvenil, Tirante acumula cinco títulos profissionais, dos quais quatro são em torneios nível Challenger, o último deles conquistado na capital do México em abril 2024. O torneio mexicano foi disputado no saibro, tal qual outros dois títulos do argentino (Bogotá 2023 e Ambato 2021). Os demais dois títulos (ITF de Monastir 2020 e Challenger de Morelos 2023) foram em piso rápido.
Tirante destacou-se desde o início da carreira entre os tenistas sul-americanos e em 2019 foi escolhido pela ATP para ser companheiro de treino dos melhores do mundo no ATP Finals daquele ano. Naquele ano, Tirante venceu cinco título juvenis, incluindo a tradicional Copa Gerdau em Porto Alegre.
Thiago Agustin Tirante foi o último tenista a derrotar o ex-top 3 Dominic Thiem, no circuito profissional e aposentou o austríaco no último ATP 500 de Viena.
O argentino encerrou a temporada 2024 com o vice-campeonato do Challenger de São Paulo no último mês de novembro e o Australian Open é seu primeiro torneio em 2025.
Em Grand Slams, Tirante disputou a chave principal apenas em duas oportunidades, ambas em Roland Garros. Na edição 2023, o argentino venceu a estreia, em 2024 parou nela. Esta é a primeira vez na carreira do argentino que ele jogará a final do qualificatório em Melbourne.
Em abril de 2024 o argentino chegou ao melhor ranking de sua carreira, sendo o 90º do mundo.
João Fonseca e Tirante já se enfrentaram duas vezes no circuito profissional e cada tenista venceu um duelo.