Por Jean Kanzler - O NextGen Finals reúne os oito melhores jovens tenistas do mundo, que tenham até 20 anos, e será realizado em Jeddah, na Arábia Saudita, entre 18 e 22 de dezembro, sobre o piso duro coberto.
Entre em nosso canal no WhatsApp!
Programação Quarta-Feira - Premiação NextGen Finals
O Tênis News reuniu as principais informações sobre os participantes NextGen Finals 2024, que conta com a presença do brasileiro João Fonseca e tem como principal nome o francês Arthur Fils, Top-20 mundial. A competição inicia na quarta-feira; e consiste em grupos de quatro tenistas, onde os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais. Confira o Raio-X dos tenistas de cada grupo:
GRUPO AZUL
Arthur Fils (FRA) – Com 20 anos e já em 20º no ranking mundial da ATP, o francês é o principal favorito na competição e também um dos preferidos do público. Na temporada 2024, ele conquistou dois importantes títulos no circuito, nos ATP 500 de Hamburgo (Alemanha), no saibro, e Tóquio (Japão), na quadra dura. O francês tem um retrato de 37 vitórias e 26 derrotas no circuito em 2024 em nível ATP e Grand Slams.
Retrospecto contra os oponentes do grupo: Fils foi derrotado por João Fonseca no Rio Open, com surpreendentes 6/0 6/4, no único encontro entre eles até então. Contra Mensik, o duelo será inédito no circuito; e Fils derrotou Tien no único embate entre eles, no US Open de 2024, com 3 sets a 1.
Jakub Mensik (CZE) – Atual 48º na classificação mundial, o jovem de 19 anos vive grande momento no circuito, com uma temporada onde conquistou 25 vitórias e 17 derrotas em nível ATP, incluindo triunfos sobre jogadores do Top-20, fazendo final em Doha (Catar), além de 6 vitórias e 2 derrotas no Challenger Tour, com final em Camberra (Austrália).
Retrospecto contra os oponentes do grupo: Mensik nunca enfrentou algum de seus adversários do Grupo Azul no circuito profissional em qualquer nível, o que obrigatoriamente irá ocorrer nesta semana em Jeddah.
Learner Tien (EUA) – Com 19 anos recém completados, o norte-americano teve grande destaque nos circuitos ITF (antigos Futures) e Challenger em 2024, alcançando dois títulos de Challenger em seu país, em Fairfield e Las Vegas, ambos no piso duro. As grandes campanhas nesses torneios lhe deram uma escalada impressionante no ranking, saindo de 452º no início do ano para 122º ao fim da temporada.
Retrospecto contra os oponentes do grupo: o único confronto de Tien com os adversários do grupo na carreira foi contra o francês Arthur Fils, na primeira rodada do US Open, com revés por 3 sets a 1.
João Fonseca (BRA) – Com uma temporada de consolidação no circuito profissional, o brasileiro de apenas 18 anos mostrou maturidade em vários momentos da temporada, que finalizou na 145ª posição, com um retrato de 7 vitórias e 7 derrotas em ATPs, com destaque para as quartas de final no ATP 500 Rio Open e no ATP 250 de Bucarest, Romênia. No circuito Challenger foram 23 vitórias e 14 derrotas em 2024, onde carioca conquistou seu primeiro título na categoria, no piso duro de Lexington (EUA), e fez final no saibro de Assunção, no Paraguai, e ainda conquistou várias vitórias importantes em outros torneios, contra adversários consolidados no circuito. Você pode conferir a retrospectiva completa de Fonseca Clicando Aqui
Retrospecto contra os oponentes do grupo: Uma das maiores vitórias da carreira de Fonseca foi justamente contra o favorito da competição, Arthur Fils. João aplicou 6/0 6/4, com grande atuação, chamando atenção do mundo do tênis. Contra os demais adversários, os confrontos serão inéditos.
GRUPO VERMELHO
Alex Michelsen (EUA) – O norte-americano de 20 anos apresenta um jogo ofensivo, baseado em seu poderoso serviço, que lhe rendeu duas finais de ATP 250 na temporada: em Newport, na grama, e no piso rápido de Winston-Salem, ambos nos Estados Unidos. Ao todo, foram 31 vitórias e 29 derrotas em torneios nível ATP no ano, além de 1 vitória e 3 derrotas em Challengers, finalizando 2024 na 41ª posição do ranking mundial.
Retrospecto contra os oponentes do grupo: Michelsen derrotou Junseng Shang em duas oportunidades, 2022 e 2023, ambas em torneios Challenger de quadra dura, em Chicago e Tiburon. Contra Nishesh Basavareddy também foram dois encontros neste nível em solo americano, com uma vitória pra cada um, ambos em 2023. Já contra o francês Luca Van Assche, se encontraram no NextGen Finals do ano passado, e o norte-americano foi derrotado por 3 sets a 2, na fase de grupos.
Nishesh Basavareddy (EUA) – O norte-americano de 19 anos teve uma grande escalada em 2024, encerrando a temporada em 138º, mais de 300 posições acima do início do ano. Embora não tenha disputado jogos nível ATP, ele teve grande destaque nos torneios nível Challenger, com nada menos que seis finais disputadas na categoria, conquistando dois títulos, em Tiburon (EUA), e Puerto Vallata (MEX), ambos sobre o piso duro, assim como os vice-campeonatos que alcançou.
Retrospecto contra os oponentes do grupo: Basavareddy enfrentou seu compatriota Alex Michelsen em duas oportunidades no ano de 2023, vencendo em Fairfield e sendo derrotado em Knoxville, ambas no piso duro americano. Já contra Van Assche e Shang, os confrontos serão inéditos no circuito profissional.
Luca Van Assche (FRA) – o francês de 20 anos jogará o NextGen Finals pela segunda vez, tendo alcançado a semifinal em 2023. Quanto a atual temporada, em nível ATP foram 8 vitórias e 17 derrotas, e nos torneios Challenger foram 17 vitórias e 12 derrotas, com três semifinais alcançadas. Van Assche termina a temporada na posição 128 do ranking mundial.
Retrospecto contra os oponentes do grupo: o único adversário o qual o francês já enfrentou anteriormente é Alex Michelsen, justamente no NextGen Finals de 2023, com vitória para Van Assche em partida equilibrada, com 4-3 3-4 3-4 4-1 4-3, na fase de grupos.
Juncheng Shang (CHN) - O tenista Chinês de 19 anos finalizou 2024 como 50º do ranking mundial, com um retrospecto de 25 vitórias e 18 derrotas em torneios nível ATP e Grand Slam, tendo conquistado seu primeiro título ATP da carreira, no ATP no 250 de Chengdu, em seu país, disputado no piso duro. Nos torneios Challenger, foram 6 vitórias e 4 derrotas na temporada 2024.
Retrospecto contra os oponentes do grupo: Shang foi derrotado por Alex Michelsen nas duas vezes em que se enfrentaram, em 2022 e 2023, ambas em torneios Challenger norte-americanos de quadra dura, em Chicago e Tiburon. Já contra Basavareddy e Van Assche, nunca se enfrentaram em competições profissionais de qualquer nível.