X

Confira os possíveis rivais de João Fonseca no NextGen Finals

Sexta, 29 de novembro 2024 às 16:24:21 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

João Fonseca tornou-se o primeiro brasileiro a disputar a chave do NextGen Finals desde que foi criado em 2017 o evento, que reúne os 8 melhores tenistas sub 20 da temporada. Conheça o perfil e a trajetória dos possíveis rivais do brasileiro.



O NextGen Finals é realizado em piso rápido coberto em Jeddah, na Arábia Saudita, e será disputado entre 18 e 22 de dezembro. Todos os jogos nesta disputa são em melhor de 5 sets,  com tiebreak para definir os sets nos 3/3 de cada set. Todos os desafios da disputa são eletrônicos.

O formato da disputa é de grupos com quatro atleta cada, com classificação dos primeiros e segundo colocados para o cruzamento de semifinais - o melhor do grupo A enfrenta o segundo do Grupo B e vice-versa.

Entre os campões anteriores estão nomes como Carlos Alcaraz (2021), Jannik Sinner (2019) e Stefanos Tsitsipas (2018)

Classificados:

Arthur Fils - Francês de 20 anos é o atual vice-campeão do NextGen Finals. Esta é a segunda vez que o tenista disputa o evento. Fils foi o primeiro a se garantir no evento, em uma temporada de consolidação entre os melhores do mundo. O francês abriu a temporada como 36º e finalizou como 20º da ATP. O jovem conquistou dois títulos, ambos em nível ATP 500, o primeiro no saibro de Hamburgo (Alemanha) e no piso rápido coberto de Tóquio (Japão). O melhor resultado em Slams na carreira veio também em 2024, com a chegada às oitavas de final em Wimbledon.

Alex Michelsen - Norte-americano de 20 anos, também está disputando o NextGen Finals pela segunda temporada consecutiva. No torneio em 2023, Michelsen não venceu nenhuma das três partidas da chave de grupos. No caminho para a disputa do torneio em  2024, o americano viveu grande ascensão no circuito, saindo de 97º da ATP para 42º. Neste ano, Michelsen ficou com dois vice-campeonatos de torneios ATP 250, ambos nos Estados Unidos, na grama de Newport e no piso rápido de Winston-Salem. No ano, em nível ATP, Michelsen soma 38 vitórias e 37 derrotas. Esta foi a primeira temporada do americano jogando Grand Slams e seu melhor resultado foi terceira rodada no Australian Open.

Jakub Mensik - O tcheco de 19 anos, surpreendeu o mundo ao fazer uso da regra de convite para tenistas da NextGen e disputar o ATP 250 de Doha, no Qatar, onde ficou com o vice-campeonato após furar o quali. Mensik que abriu o ano como 167º do mundo, a encerra como 48º. O jovem teve uma sequência de quatro vitórias este ano no Australian Open, tendo furado o qualificatório e caiu na segunda rodada. Em Slams, seu melhor resultado foi 3ª rodada no US Open. Mensik abriu o ano com o vice no Challenger de Canberra (Austrália).

Juncheng Shang - Chinês de 19 anos foi uma das grandes ascensões de ranking da temporada. Shang abriu 2024 como 183º da ATP e o finalizou como 50º, tendo alcançado seu melhor ranking como 47º em outubro. Foram ao todo 25 vitórias e 18 derrotas em nível ATP. O chinês ergueu em casa seu primeiro troféu de ATP no 250 de Chengdu.

Learner Tien - Norte-americano de 18 anos foi o tenista que apresentou a maior subida de ranking entre os garantidos em Jeddah saindo de 452º para  123º tendo batido seu melhor ranking em novembro como 114º. O tenista teve uma das maiores sequências de vitórias da temporada com 23 em sequência entre maio e julho. Neste período, Tien conquistou quatro títulos em nível ITF Bloomfield Hills, Rancho Santa Fe, San Diego (1 e 2). Ao todo, o americano foi campeão de 5 torneios ITF somando Lakewood, dois títulos em Challenger Fairfield e Las Vegas e o vice em Knoxville - todos torneios nos Estados Unidos.

Luca van Assche - Francês de 20 anos joga o NextGen Finals pela segunda vez, tendo parado na semifinal em 2023. A temporada 2024 foi com altos em baixo. O tenista que já estava consolidado no top 100 como 90º ao iniciar da temporada, chegou a ser top 70, mas caiu e fechou o ano como 128º. Em nível ATP foram 20 vitórias e 37 derrotas. Como melhores resultados, Assche fez 3ª rodada no Austalian Open e jogou três semifinais em Challengers.

Nishesh Basavareddy - Norte-americano de 19 anos que abriu a temporada como 457º e a fechou como 138º, seu melhor ranking da carreira. No ano, ele foi campeão de dois torneios nível Challenger, Puerto Vallata e Tiburon ambos nos Estados Unidos. O tenista ainda foi vice-campeão em quatro torneios do mesmo nível Champaign, Charlottesville, Charleston e Bloomfield Hills.

teninews.com.br
br.jooble.org