X

Holanda vence Espanha nas duplas e decreta fim da carreira de Nadal

Terça, 19 de novembro 2024 às 20:07:21 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Os holandeses Wesley Koolhof e Botic van der Zandschulp estragaram a festa espanhola em Málaga, ao superarem a dupla local de Marcel Granollers e Carlos Alcaraz, e recolocaram a Holanda na semifinal da Copa Davis. Decretando o fim da carreira de Rafael Nadal.



Koolhof e Zandschulp precisaram de 2h14 para fechar o placar em 7/6 (7-4) 7/6 (7-3) tendo convertido nove aces a três dos espanhóis, que cometeram 26 erros não-forçados a 27 dos holandeses, que dispararam 32 bolas vencedoras a 28 dos donos da casa.

Com o duelo empatado em 1 a 1 com uma vitória para cada nação em simples, Koolhof entrou em quadra para se aposentar ou aposentar Nadal, já que este também é o último torneio de sua carreira.

O primeiro set foi bastante brigado, com a dupla holandesa sustentada na experiência e jogo agressivo na rede de duplas de Koolhof e no forte saque de Zandschulp. Já a dupla espanhola buscou trabalhar bem desde a linha de base e Granollers colocou a experiência de ex-número 1 do mundo nas duplas para definir o máximo que pode na rede. O set foi marcados por breakpoints salvos pelas duas parcerias. Os holandeses estiveram sob risco no 10º game, no qual firme na rede, Koolhof evitou o setpoint e levou a disputa para o tiebreak.

Nele, a agressividade do jogo de Koolhof fez a diferença e rendeu a mini-quebra no 9º ponto, que garantiu a vantagem para fechar no saque de Zandschulp.

Aos gritos de "Sim, se pode", com um efusivo Rafael Nadal apoiando no banco da equipe, a dupla espanhola seguiu fazendo um jogo com Alcaraz buscando ser mais agressivo no fundo de quadra e Granollers definindo na rede. A quebra veio em belíssima devolução de Alcaraz, na vantagem no saque de Zandschulp, em que a bola encontrou a linha.

O jogo seguiu brigado, com as duas duplas salvando breakpoints, até que uma bela devolução com forehand e Zandschulp devolveu a quebra para os holandeses no 8º game.

A partida seguiu muito disputada, com as duas duplas se pressionando e a disputa seguiu para um novo tiebreak. A mini-quebra se deu após uma milimétrica devolução de Zandschulp no 7º ponto e firme seguiu para fechar a partida com bom forehand e nova mini-quebra.

Esta é a segunda vez na história que a Holanda alcança a semifinal da Copa Davis.

A vitória holandesa adiou a despedida de Wesley Koolhof, mas colocou fim a uma das mais vitoriosas carreiras da história do esporte mundial, a de Rafael Nadal.  

Considerado o "Maior Atleta da História da Espanha", Nadal se despede das quadras no torneio que ajudou seu país vencer cinco vezes. Nadal encerra aos 38 anos, uma carreira que soma 92 títulos em nível ATP, dos quais 22 são títulos em torneios do Grand Slam em simples, 14 deles em Roland Garros.

Rafael Nadal é o tenista mais jovem da história a conquistar os quatro torneios do Grand Slam, aos 24 anos. O espanhol é o segundo tenista da história a ter um Ouro olímpico em simples [Pequim 2008] e outros nas duplas [Rio de Janeiro 2016]. Ao todo foram 1080 vitórias na carreira e apenas 227 derrotas.

teninews.com.br
br.jooble.org