Toni Nadal, tio e ex-treinador de Rafael Nadal, disse que o sobrinho e o suíço Roger Federer são dois dos poucos atletas que transcenderam o esporte e se tornaram líderes na sociedade.
Entre em nosso canal do Whatsapp - Entre em nosso Bluesky
Em entrevista ao jornal El País, Toni Nadal rasgou elogios para Nadal e Federer. “Há atletas que, devido às suas habilidades excepcionais, tornaram-se líderes em suas disciplinas; outros que magnificaram e até transcenderam seus próprios esportes; e apenas alguns que, por meio de suas atitudes e ações, foram além do reino dos esportes para se tornarem líderes na sociedade. Acredito, sem medo de me enganar e totalmente preparado para aceitar quaisquer críticas que possam surgir em meu caminho como seu tio, que meu sobrinho, como seu maior rival por muitos anos, Roger Federer, pertence à última categoria.”
Toni Nadal ainda destacou o sucesso que o sobrinho teve durante toda a carreira. “A carreira de Rafael tem sido incrivelmente bem-sucedida, superando em muito as minhas expectativas, embora eu sempre tenha tido uma fé inabalável nele. Esse sucesso — seu histórico notável — rendeu a ele a admiração e o apoio valioso de inúmeros fãs. Mas o que realmente lhe rendeu tanto respeito e reconhecimento, mesmo além das arquibancadas, não é apenas o número de títulos que ele ganhou. É o fato de que ele construiu suas conquistas em uma base de valores fortes e sua capacidade de mantê-los ao longo de sua carreira: sua integridade, seu comportamento exemplar tanto na vitória quanto na derrota, a paixão que ele trouxe para cada partida e seu compromisso inabalável com o esporte e tudo o que o cerca. Ele abraçou a adversidade e encontrou maneiras de superá-la e, acima de tudo, sempre demonstrou respeito por seus rivais, independentemente de sua estatura — mesmo quando alguns deles lhe deram as derrotas mais dolorosas de sua carreira.”