X

Nenhuma outra estrela fará tanta falta quanto Nadal

Quinta, 10 de outubro 2024 às 14:44:23 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Gustavo Loio - Não é de Rafael Nadal o recorde de títulos de Grand Slams. Azar dos Grand Slams. O legado desse gigante espanhol, que vai se despedir das quadras neste ano, vai muito além de números incríveis e recordes, que ele tem aos montes.



O legado de Nadal, aliás, transcende o tênis. Afinal, trata-se de um dos maiores atletas da história, em todos os esportes, que, desde 2005 (ano do primeiro de seus 22 títulos de Slams) inspira milhões de pessoas ao redor do mundo.

Também foi em 2005, mais precisamente em fevereiro, na Costa do Sauipe, na Bahia, que tive o privilégio de vê-lo in loco pela primeira vez. Ali, no saudoso Brasil Open, a então promessa espanhola venceu o segundo de seus incríveis 92 títulos de simples como profissional.

Curiosamente, em nenhuma outra temporada o ex-número 1 do mundo conquistou tantos troféus quanto em 2005: 11 (incluindo o primeiro troféu em Roland Garros). E em 2013 ele chegou perto de igualar esse recorde, vencendo 10 torneios, incluindo a segunda conquista no Brasil Open (naquela vez no Ibirapuera, em São Paulo) e dois Slams: em Paris e no US Open.

Nadal seguirá como exemplo de um atleta que sempre respeitou os adversários, os fãs e, acima de tudo, o esporte. Exemplo de resiliência, de perseverança, de nunca desistir, de lutar do primeiro ao último ponto. Inspiração não só para qualquer esportista, mas para qualquer ser humano.

Nenhum outro gigante do Big 3 (o sérvio Novak Djokovic e o suíço Roger Federer) enfrentou (e venceu) tantas lesões quanto Nadal, o verdadeiro herói da resistência.

O mundo agradece por esses quase 20 anos que o recordista de títulos de Roland Garros (14) inspirou, motivou, encantou e emocionou. Que privilégio termos acompanhado a trajetória dessa lenda do mundo esportivo.

Nenhuma outra estrela fará tanta falta quanto Nadal numa quadra de tênis.

Sobre Gustavo Loio

 

Jornalista formado em 1999 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação, já trabalhou com Gustavo Kuerten. E, também, nas redações da Infoglobo (O Globo, Extra e Época), do Diário Lance! e do Jornal O Dia, além do site oficial do Pan de 2007, no Rio.

teninews.com.br
br.jooble.org