A italiana Jasmine Paolini, 15ª da WTA, confirmou sua melhor temporada da carreira e chegou à semifinal de Roland Garros ao superar a cazaque Elena Rybakina, 4ª. Pela primeira vez na história a Itália terá semifinalistas de Slam no feminino e masculino.
Paolini precisou de 2h05 para fechar o placar em 6/2 4/6 6/4 tendo convertido um ace conta 10 de Rybakina, que cometeu 48 erros não-forçados contra 22 da italiana, que disparou o mesmo número de bolas vencedoras contra 35 da cazaque.
Jasmine Paolini chega à semifinal de Roland Garros, a primeira de Slam em sua carreira na mesma edição de seu compatriota, Jannik Sinner, dando ao país do sul europeu o primeiro Slam em que há italianos na semifinal de simples feminina e masculina.
Paolini segue em busca de recordes e busca ser a primeira italiana desde Sara Errani em 2012 a chegar à final em Paris. Para isso precisa superar na semifinal a vencedora do duelo entre a russa Mirra Andreeva e a bielorrussa Aryna Sabalenka.
Se chegar à final, Paolini tentará ser a primeira italiana desde Francesca Schiavone a se campeã em Roland Garros. Schiavone é a única italiana a vencer o Slam parisiense na história e alcançou tal feito em 2011.
Aos 28 anos, Jasmine Paolini chegou a sua primeira semifinal de Slam igualando feitos das compatriotas Francesca Schiavone em 2010 e Martina Trevisan em 2022 e das russas Elena Likhovtseva em 2005 e Anastasia Pavlyuchenkova em 2021, a fazerem suas primeiras semis após completar 28 anos.