Andre Agassi, ex-número 1 do mundo e dono de 8 títulos do Grand Slam, foi anunciado na manhã desta quarta-feira como novo capitão do Time Mundo da disputa da Laver Cup- torneio exibição do tênis masculino entre a equipe da Europa e resto do Mundo.
Agassi substituirá já na edição 2025 o compatriota John McEnroe: "A razão pela qual aceitei o convite para ser o capitão do Time Mundo na Laver Cup, primeiramente porque é uma honra", declarou em vídeo publicado pelo torneio.
"O nível de competição está fora das estatísticas e isso é fácil de ver, eles estão em uma competição por equipes e nós estamos em um esporte individual e então eles estão com esses parceiros que respeitam e então eles querem mostrar e dominar o tênis da maneira como fazem", seguiu ressaltando.
Agassi destacou que neste tipo de competição é muito importante a análise do adversário, desenho do seu jogo para traçar estratégias e afirmou ser um "cara muito bom" neste tipo de análise.
O ex-número 1 do mundo, que foi o mais velho campeão de um Grand Slam [Australian Open 2003 aos 32 anos] até ser superado por Roger Federer, destaca que conhece muito bem o atual capitão do Time Mundo, McEnroe, com quem foi parceiro de equipe na Copa Davis e adversário no circuito.
Aos 54 anos, Agassi aponta que deseja manter a energia e criar um relacionamento de confiança com os atletas como McEnroe.
Agassi irá estar nos bastidores do Time Mundo durante a disputa da Laver Cup 2024 em Berlim, onde verá como McEnroe atua. A partir de 2025 comandará a equipe sozinho. No Time Europa não são previstas mudanças e o capitão permanece sendo o sueco Bjorn Borg.
Andre Agassi (@AndreAgassi) is ready to lead Team World to victory when he takes over as Captain for Laver Cup 2025. pic.twitter.com/wd2QW8bcmm
— Laver Cup (@LaverCup) May 22, 2024
Foto: Divulgação Laver Cup