O grego Stefanos Tsitsipas, oitavo da ATP, foi surpreendido e superado pelo chileno Nicolas Jarry, 24º, que chegou a sua primeira semifinal de Masters 1000 da carreira e de quebra escreve história inédita para o Chile ao lado de Alejandro Tabilo.
Disputando a última semifinal masculina, Jarry acreditou e batalhou por 2h42 para fechar o placar diante do grego em 3/6 7/5 6/4 tendo disparado oito aces a cinco de Tsitsipas, que cometeu sete duplas-faltas a duas e 17 erros não-forçados a 18 do chileno, que disparou 36 bolas vencedoras contra 20 do grego.
Em busca de uma inédita final em Roma, Jarry encara o norte-americano Tommy Paul, 16º, que no início do dia superou o polonês Hubert Hurkacz, 9º, com placa de 7/5 3/6 6/3.
Paul e Jarry já se enfrentaram três vezes no circuito profissional e o americano venceu dois duelos. Jarry venceu o único válido pelo nível ATP, disputado no saibro de Roland Garros em 2023.
Com Alejandro Tabilo. também chileno, já garantido na semifinal do Masters de Roma, Jarry garantiu que pela primeira vez na história, desde que o formato foi inserido no circuito em 1990, o Chile terá dois tenistas na semifinal de um torneio neste nível.
A vitória sobre Tsitsipas ainda garantiu que Jarry retorne ao top 20 e ao menos iguale sua melhor posição como 18º do mundo.