O juvenil de 15 anos, que encantou o público com a vitória no Roland Garros Series, Luís "Guto" Miguel, e garantiu vaga para a chave Jr do Grand Slam francês nos 18 anos, já tem dia e hora para estrear no Brasil Tennis Open, primeiro torneio profissional da carreira.
Ele entra em quadra às 14 horas desta segunda-feira, na quadra central da Associação Leopoldina Juvenil, contra o argentino Gonzalo Villanueva, experiente tenista de 29 anos e atualmente 423º da ATP, mas que já foi o 268 do ranking e tem oito títulos de torneios ITF no currículo.
Sem pressão , Guto Miguel vai em busca do primeiro ponto na ATP.
"Conversei com meus treinadores, me disseram pra jogar livre, entrar em quadra solto e fazer o que eu sei. Espero fazer um bom jogo e sair com a vitória, claro. Conquistar meu primeiro ponto na ATP seria incrível”, falou Miguel.
Guilherme Clezar
O gaúcho Guilherme Clezar fará o principal jogo da rodada desta segunda-feira no ATP Challenger com premiação de US$ 41 mil e 50 pontos para o campeão no ranking.Clezar encerra a rodada às 18 horas na quadra central. O tenista ex-153º do ranking mundial e convidado da organização, vai encerrar oficialmente a carreira no torneio. Aos 31 anos, Clezar não anunciou a aposentadoria, somente deixou de jogar torneios ATP e passou a se dedicar às finanças. A oportunidade de dizer adeus ao circuito junto à sua torcida surgiu com a realização do Brasil Tennis Open em seu clube, a Associação Leopoldina Juvenil, nove anos depois do último evento ATP realizado na capital gaúcha.
Embora não esteja mais treinando como um profissional, ele continua batendo uma bolinha no clube e jogando alguns torneios de dinheiro. O adversário da estreia será Juan Bautista Torres, argentino de 22 anos, atual 469º do mundo. Outro embate de gerações no saibro gaúcho.
Juvenil Gustavo Almeida ganha o último convite para chave principal do Brasil Tennis Open
Gustavo Almeida, 41º na lista de 18 anos da ITF, estava na gira europeia juvenil e acaba de conquistar o título de duplas no J500 de Offenbach(ALE) e no J300 de Beaulieu-sur-Mer, no sul da França. Desembarca no Brasil e vem direto para Porto Alegre onde jogará o ATP Challenger Tour.
A programação da segunda-feira começa 10h30 com a rodada final do qual e na sequência mais quatro jogos da chave principal. Além Guto Miguel e Guilherme Clezar, jogam Ergi Kirkin(TUR) x Adolfo Vallejo(PAR) e o cabeça de chave dois, Murkel Dellian(BOL) x Emanuel Ambrogi(ARG).
A chave e programação do qualifying estarão disponíveis a partir de 17h.