A polonesa Iga Swiatek, número 1 do mundo, pediu calma das pessoas a respeito da proximidade da aposentadoria do espanhol Rafael Nadal, de quem é fã. Iga conversou com os jornalistas no fim do dia nesta quinta-feira, após estrear com vitória em Madri.
“Me senti muito bem, não estou feliz com a forma como relaxei no segundo set nesses dois jogos, mas fiz o que tinha que fazer e estou feliz por conquistar a vitória", analisou a polonesa após conquistar sua vitória em Madri, um torneio que ela classifica como difícil, pois nunca sabe se jogará de dia ou à noite e isso alterna as condições.
Swiatek foi então questionada se tem uma motivação diferente por estar competindo um torneio que nunca venceu: “Não tenho motivação extra pelo fato de ser um dos únicos torneios importantes que me restam para vencer. O ambiente aqui em Madri é sempre muito especial, especialmente para os tenistas locais, mas há vários WTA 1000 ao longo da temporada e tento vencer todos os torneios que jogo.”
A número 1 do mundo foi questionada sobe como gerencia suas derrotas e pontuou que depende pois há algumas que lhe custam e outas não. Questionada diretamente sobe sua última derrota, na semi em Stuttgart para a cazaque Elena Rybakina, a polonesa pontuou: "Minha última derrota na semana passada em Stutgart contra Rybakina foi fácil de esquecer porque eu sabia o que ela podia fazer e jogar. Eu sabia que seria difícil vencê-la e tive certeza erros técnicos que agora Estou trabalhando para melhorar. Essa é a única coisa que foquei depois da derrota, porque às vezes os golpes não entram."
Fã declarada de Rafael Nadal, Iga foi perguntada sobre a proximidade da aposentadoria do ídolo: “Não quero falar se este será o último jogo ou torneio de Nadal porque a decisão é dele e está a ser difícil para ele. Ele é muito profissional, mas não sei como meu cérebro responderia ao saber que estou jogando meu último jogo. Eu só quero que as pessoas tenham calma e deixem que ele faça do seu jeito. As pessoas esperam que ele faça algo espetacular, mas honestamente, o Rafa tem que se cuidar e espero que ele o faça.”