O campineiro Felipe Meligeni Alves, número 3 do Brasil e 128º do mundo, acabou levando a virada no terceiro set do austríaco Dominic Thiem, ex-top 3 e atual 110º, e acabou superado na estreia do qualificatório do Masters de Madri.
Cabeça de chave 14 no qualificatorio, Thiem encarou 2h20 de duelo com o brasileiro para fechar o placar em 6/4 3/6 7/5 tendo disparado seis aces a um de Felipe Meligeni, que venceu 60% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 69% de aproveitamento do austríaco.
Experiente e insistente na devolução, Thiem trabalhou firme após te de salvar breakpoint no 2º game da partida e venceu em sequência cinco games, com quebras nos3º e 5º games, e administrou, vendo Felipe confirmar game de zero ao fim do primeiro set para voltar ao jogo.
A segunda etapa foi marcada por equilíbrio e o tenista de Campinas conquistou o único breakpoint da parcial, no 4º game, abriu 4/1 e empatou a disputa.
O brasileiro abriu o set decisivo conquistando quebra no saque de Thiem, fez 2/0, viu o rival devolver no 6º game, mas seguiu sólido e voltou a quebrar o saque do ex-top 3 no 7º game. Sacando para o jogo no 10º game, Felipe tentou sair de um 0-40, salvou dois breakpoints mas acabou quebrado e não venceu game mais, sendo derrotado com nova quebra no 12º game.
Em busca de vaga na chave principal em Madri, Thiem aguarda pelo vencedor do duelo entre o francês Pierre Hugues Herbert e o croata Duje Ajdukovic.