Ex-top 25 do mundo e semifinalista de Roland Garros em 1999, Fernando Meligeni rasgou o verbo contra a ATP, a Associação dos Tenistas Profissionais, que cuida do tênis masculino.
Segundo Fininho, a entidade deveria fazer algo para conter a fúria dos tenistas que a cada dia protagonizam cenas desagradáveis contra os árbitros. Esta semana foram inúmeros os momentos de fúria dos atletas. Daniil Medvedev gritou com o árbitro e o supervisor em suas duas partidas, Holger Rune discutiu com Carlos Bernardes e Novak Djokovic também reclamou. Nesta sexta-feira, Rune chamou o supervisor em quadra ao não concordar com uma advertência recebida contra Jannik Sinner.
Meligeni usou também o exemplo de Andrey Rublev que foi desclassificado em Dubai, mas depois teve a pena aliviada sem perder pontos.
"Os tempos mudam, e precisamos aprender com os erros e entender que o que era aceitável antes pode não ser mais hoje.
Sou da época em que se jogava sem mídia social, poucos jogos eram transmitidos, os árbitros não entendiam palavrões na sua língua, e tínhamos pouca informação. O que era aceitável naquela época agora é abominado. Fui rude com árbitros, e me arrependo de algumas atitudes. No calor do momento, podemos falar besteiras e agir mal. Eu fiz isso. Já pedi desculpas a vários árbitros da minha época. Mas há uma diferença entre o que fazíamos e o que Medvedev, Rublev, Zverev fazem hoje.
Hoje e ontem o russo disse algo que me incomodou. ‘Vocês têm que melhorar, vocês não podem errar.
Eles ?
A vida de um árbitro é muito mais difícil do que a de um tenista. Eles viajam tantas semanas quanto, não têm o glamour ou a visibilidade de um tenista, não dão entrevistas. É uma vida solitária. E eu posso dizer isso. Nossa entidade pouco protege eles.
O mundo acostumado a xingar juízes de futebol parece ter ensinado aos tenistas a falar o que querem e atacar quando querem. A punição cada vez é menor, só pensar na multa que foi retirada do Rublev. Até quando a ATP vai se curvar ao desrespeito?
Quer quebrar a raquete? Ok. Mas gritar na cara, bater a raquete na cadeira, jogar moeda... Desculpem, falta um gancho pesado na primeira vez e tudo se controla.
Chegou a hora de educar certos jogadores. Eu fui educado quando me tiraram 20.000 dólares por ser desclassificado. Posso falar com tranquilidade. Virei um menino tranquilo no dia seguinte.
A ATP deveria colocar a placa que foi colocada no We Are the World. Deixe seu ego do lado de fora. O tênis vai existir para sempre. Você fará parte por um tempo.
Acorda enquanto dá tempo querida entidade. Os monstros estão ficando descontrolados", disse Meligeni.
Ver essa foto no Instagram