Após sua primeira vitória no Masters 1000 de Monte Carlo e por consequência no piso de saibro na temporada, o russo Daniil Medvedev mostrou confiança para os torneios na superfície.
Ele foi campeão em Roma, na Itália, ano passado, mas logo a seguir caiu diante de Thiago Wild na estreia de Roland Garros. O russo quarto do mundo passou pelo francês Gael Monfils por 6/2 6/4 e destacou.
“A temporada passada me mostrou principalmente que posso vencer qualquer torneio no saibro, porque quando você vence Roma e vai para as quartas na França, jogando cinco sets, acredito que posso vencer qualquer torneio. Não há diferença entre os franceses ou Roma. É claro que o francês é um Grand Slam, então é um pouco diferente, mas se você conseguir se sair bem nesses torneios, poderá jogar qualquer torneio em quadra de saibro. É bom para minha confiança. Sei que posso me sair bem se jogar bem", disse o russo que fez quartas em Paris em 2022: “Agora, o saibro é diferente das quadras duras, porque nas quadras duras eu sei que vou, 90% dos casos, vou vencer. Mas no pó de tijolo, não. Preciso trabalhar duro em cada ponto. Se eu conseguir 40 a 0 em quadra dura no meu saque, posso perder apenas dois desses games de saque no ano, o que não é verdade no saibro. Há mais quebras, quiquers ruins. Às vezes, mesmo no segundo saque você não consegue devolver. Então não gosto tanto de saibro quanto de quadra dura por causa disso tudo, mas estou num momento em que aceito isso. Tento encontrar soluções e estou muito feliz na zona em que estou agora.”