O espanhol Pedro Martinez, 77º da ATP, alcançou a maior vitória de sua carreira ao superar o norueguês Casper Ruud, oitavo, em batalha de 3h07 pela semifinal do ATP 250 de Estoril, em Portugal, e encara o polonês Hubert Hukacz.
Atual campeão em Estoril, Ruud entrou em quadra sem perder sets nesta edição e acabou derrotado em 6/4 4/6 6/4 tendo convertido oito aces a dois do espanhol, que cometeu quatro duplas-faltas contra seis do norueguês, que venceu 75% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 64% de Martinez.
A partida marcou a primeira vitória se Martinez sobre um tenista do top 10.
Em um jogo brigado, Martinez chegou a abrir 5/2 no placar e fechou a partida apenas três games depois, após perder três match-points.
Esta será a terceira final de nível ATP da carreira de Martinez, que foi campeão em Santiago, no Chile, em 2022 e vice em Kitzbühel, na Áustria, em 2021. As duas finais anteriores do espanhol também foram jogadas no saibro.
Em busca de seu segundo ATP, Martinez encara outro top 10, o polonês Hubert Hurkacz, 10º, que faz sua estreia em finais no saibro, após vencer o chileno Cristian Garin em 6/3 3/6 6/3.