João Reis está na semifinal do ENGIE Open. Nesta sexta-feira (5), nas quadras do Lagoa Iate Club, em Florianópolis (SC) , o pernambucano venceu Juan Prado Angelo da Bolívia, por 6/2 6/1. Em busca da final do ATP Challenger 75, o brasileiro enfrenta o argentino Camilo Carabelli neste sábado (6), a partir das 10h, com entrada gratuita. A partida também terá transmissão ao vivo na NSports pela Claro TV, SKY+ e Youtube.
Fazendo o terceiro jogo da quadra central, João Reis não deu chances para o jovem boliviano – que foi o número 1 juvenil em 2023 – e precisou de pouco mais de uma hora de jogo (1h03m) para definir a vaga. Após o confronto, o tenista falou sobre a imposição que teve na partida. “Vim muito motivado e consegui jogar o tempo inteiro com a energia alta. Essa foi a parte chave do jogo. Estou muito feliz de estar em mais uma semifinal e quero levar essa intensidade para a quadra amanhã também”, disse o tenista, que alcançou, em 2024 a semifinal do ATP Challenger de Buenos Aires, na Argentina.
Quem também entrou em quadra foi Orlando Luz. O gaúcho enfrentou Camilo Carabelli e conseguiu sair na frente no primeiro set, mas depois de dois sets equilibrados, o brasileiro acabou cedendo a virada, por 1/6 7/5 6/4.
Além da competição masculina, o ENGIE Open ainda conta com o ITF W75 e que já tem final definida. A cipriota Raluca Serban e a francesa Selena Janicijevic se enfrentam no sábado. As atletas garantiram a vaga com vitórias sobre Kaylah McPhee, da Austrália, e Giorgia Pedone, da Itália, respectivamente.
Ao todo, o ENGIE Open distribuirá uma premiação total de US$ 142 mil (cerca de R$ 710 mil na cotação atual), além de 75 pontos ao campeão e à campeã nos respectivos rankings mundiais (ATP e WTA).
Os dois torneios fazem parte do Circuito Banco BRB/ENGIE de Tênis Profissional e promovem a equidade de gênero, com 12 competições ao longo do ano, sendo seis masculinas e seis femininas.
“É uma honra realizar o ENGIE Open em Florianópolis, cidade que é sede da ENGIE Brasil Energia, e receber atletas de diferentes países e alto nível de tênis para inspirar a prática do esporte em nosso país. Mais que isso, é extraordinário possibilitar mais oportunidades aos brasileiros e brasileiras de pontuarem no ranking mundial”, destacou a Gerente de Comunicação da ENGIE Brasil Energia, Michele Schifino
Confira os resultados parciais desta sexta-feira (5)
Masculino - ATP Challenger 75
João Lucas Reis da Silva (BRA) derrotou Juan Prado Angelo (BOL) por 6/2 6/1
Camilo Ugo Carabelli (ARG) derrotou Orlando Luz (BRA) por 1/6 7/5 6/4
Enzo Couacaud (FRA) derrotou Roman Burruchaga (ARG) por 6/2 6/1
Gianluca Mager (ITA) derrotou Daniel Cukierman (ISR) 7/6 6/1
Feminino - ITF W75
Katarina Jokic (SRB)/Rebeca Pereira (BRA) x Maria Kononova/Maria Kozyreva Raluca Serban (CYP) derrotou Kaylah Mcphee (AUS) por 6/2 6/2
Selena Janicijevic (FRA) derrotou Giorgia Pedone (ITA) por 6/3 6/4
Carbono Zero - O ENGIE Open é um evento carbono neutro, ou seja, as emissões de gases de efeito estufa geradas pelas atividades de montagem e operação da competição serão compensadas a partir do uso de créditos de carbono de projetos certificados, contribuindo para o enfrentamento ao aquecimento global. A compensação é um oferecimento da ENGIE Brasil Energia, empresa líder em geração de energia renovável no país, que dá nome ao torneio e é patrocinadora oficial da CBT, e é operacionalizada por meio da parceria com a plataforma digital Descarbonize.
A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB – Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, W A Sport, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).