Durou pouco a participação do jovem talento brasileiro João Fonseca, de apenas 17 anos, no challenger de Santiago, no Chile, evento sobre o piso de saibro com premiação de US$ 80 mil.
O carioca, número 342 do mundo, caiu diante do qualifier argentino Federico Gomez, 353º colocado, por 2 sets a 1 com parciais de 7/6 (7/2) 2/6 6/4 após 2h28min de duração na quadra central.
O primeiro set foi saque a saque, mas no tie-break Fonseca cometeu erros e viu o bravo argentino abrire 5 a 0 e administrar a vantagem. No segundo set, Fonseca soltou seu jogo e com duas quebras venceu facilmente. No terceiro o brasileiro levou uma quebra na metade, viu Gomez abrir 4 a 2. Fonseca teve um game com chances de quebra, mas acabou não convertendo. O rival abriu 5 a 3 e fechou por 6/4.
Este foi o primeiro de uma série de pelo menos dois challengers do brasileiro que jogará em Assunção, no Paraguai, na semana que vem e deve ir para São Leopoldo (RS) na última semana de março.
Foi também o primeiro torneio médio porte dele após o sucesso no Rio Open onde fez quartas de final e que lhe rendeu um convite para o ATP 250 de Santiago na semana seguinte. O brasileiro perde seu terceiro jogo seguido e terceiro para um argentino.