A final do Rio Open será totalmente argentina pela primeira vez. Algoz de João Fonseca nas quartas de final, o qualifier Mariano Navone, 113º colocado, atingiu a decisão na noite deste sábado na quadra Guga Kuerten.
Navone passou pelo atual campeão do torneio, o britânico Cameron Norrie, 23º e segundo favorito, por 2 sets a 0 com parciais de 6/4 6/2 após 1h59min de duração.
Com o resultado, segue a sina de nunca haver um bicampeão no torneio carioca que começou em 2014. Norrie era o defendsor do título e fica pelo caminho. Ele sofreu muito com a umidade e o calor na casa dos 28º C e pediu atendimento médico duas vezes, na virada do primeiro para o segundo sets e antes do ýultimo game, fazendo gestos que não estava suportando.
Navone, que furou o qualifying, deu a surpresa após bater de virada o brasileiro João Fonseca e aguentar bem o britânico vencendo o primeiro set com uma quebra nos detalhes. No segundo passeou e aproveitou a debilidade de Norrie para fechar com duas quebras. Ele vive sua maior semana e já vai entrando no top 60 mundial. Em sua primeira final, neste domingo, às 17h30, encara o compatriota Sebastian Baez, 30º, que marcou 7/5 6/0 sobre o compatriota Francisco Cerundolo.