A russa Anna Kalinskaya, 40ª da WTA, conquistou a maior vitória de sua carreira ao superar a número um do mundo, a polonesa Iga Swiatek, e se garantir na grande final do WTA 1000 de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a maior final de sua carreira.
A russa vive a melhor semana de sua carreira, conquistou vitórias sobre a letã Jelena Ostapenko, nona da WTA, nas oitavas de final, na sequência superou a norte-americana Coco Gauff, terceira, para entrar confiante diante da número 1 do mundo e após 1h42 fechar o placar em um duplo 6/4 tendo convertido um ace contra cinco da polonesa, que cometeu as duas duplas-faltas da partida e venceu 67% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 65% de aproveitamento da russa.
"Ela é uma ótima jogadora. Eu sabia que se eu não ficasse calma e fosse agressiva, ela ia me destruir", disse ela na entrevista em quadra arrancando risos do público.
"Esse era o plano. Permanecer agressiva a movimentar muito. Estou feliz por ter vencido. Ela é inacreditável. Estou feliz por ter tido a chance de jogar contra ela e tenho certeza que jogaremos muito no futuro”, completou ela.
Kalinskaya foi questionada se vencer um top 10 a motivou a conseguir outras vitórias: "É graças a minha equipe. Muito obrigada time! Eu me sinto muito melhor fisicamente que ano passado, todos os créditos ao meu preparador que está assistindo. Sabe, esse trabalho me deu muita confiança para jogar em certo alto nível", completou.
Em busca do maior título da carreira, Kalinskaya encara na grande final a italiana Jasmine Paolini, que tem uma campanha não menos impressionante e também luta pelo maior título da carreira.