A dupla formada pelo gaúcho Rafael Matos e o colombiano Nicolas Barrientos está na semifinal do Rio Open, após conquistarem a virada diante dos alemães Tim Puetz e Kevn Krawietz, quartos favoritos ao título, contando com apoio da torcida na quadra 1.
Matos e Barrientos precisaram de 1h55 para fechar o placar em 3/6 7/6 (7-5) 10-8 tendo convertido um ace contra três dos alemães, que cometeram três duplas-faltas a uma e venceram 78% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 76% de aproveitamento da dupla do brasileiro.
Em busca de final inédita no Rio de Janeiro, Matos e Barrientos aguardam pelos vencedores do duelo entre os vice-campeões do Australian Open, os italianos Simone Bolelli e Andrea Vavassori ou a parceria do sérvio Dusan Lajovic e o espanhol Roberto Carballes Baena.
O jogo
A dupla do brasileiro teve um início de jogo ruim, saiu quebrado no 2º game, viu os alemães abrirem 3/0 e administrarem o placar. Ainda no primeiro set, a dupla do brasileiro conseguiu vencer disputas mais longas de pontos e foi ganhando confiança.
Na segunda etapa, o jogo seguiu equilibrado. Puetz e Krawietz salvaram os únicos dois breakpoints da diputa no 6º game e levaram a disputa para o tiebreak. Ali, firmes na devolução Matos e Barrientos abri 5/3 com mini-quebra de vantagem e levaram o jogo ao match-tiebeak.
Na parte final da partida, a disputa foi muito equilibrada e com duas mini-quebras a paceria o brasileiro abriu 6-3, mas não manteve a vantagem, tomou a devolução da quebra no 14º ponto, mas seguraram a vantagem e garantiram a vitória.