Em entrevista na quadra após a maior vitória da carreira conquistada no Rio Open, nesta quarta-feira, João Fonseca comemorou e mostrou confiança. Ele bateu o francês Arthur Fils, 36º colocado, por assombrosos 6/0 6/4.
"Estou muito feliz. Não poderia ser melhor do que conseguir a minha primeira vitória a 10 minutos da minha casa e com todos os meus amigos, toda a minha família assistindo", disse Fonseca, que caiu de joelhos e segurou a cabeça. descrença depois de garantir o match point. “É muito especial e vamos em busca de mais uma na segunda rodada. Estava focado em fazer cada bola. Obviamente estava nervoso, tremia, mas queria tanto vencer, consegui. Nos últimos meses estive muito concentrado no meu progresso e este é o resultado. Estou muito mais maduro e é aqui que pertenço. Quero estar nestes grandes estádios."
Mais tarde, em coletiva de imprensa, Fonseca seguiu e comentou sua comemoração se ajoelhando no chão: "Normalmente quando acabamos uma partida tão intensa, a gente desaba um pouco, são reações sem pensar. Normalmente eu não deito, só ajoelho, não consigo acreditar em tudo que está acontecendo, só curto o momento".
O jovem de 17 anos, primeiro nascido em 2006 a vencer em um ATP, comentou o quão especial é o torneio para ele: "Venho aqui desde a primeira edição, é muito especial pra mim essa vitória, não poderia ter sido melhor diante de minha família, amigos, todos que conheço. Estou muito feliz não só pela vitória, mas como foi. Ano passado não consegui jogar meu melhor tênis e essa partida consegui mostrar onde quero jogar, o tênis que jogo. Muito feliz e agora é seguir firme essa semana".
Ele comentou como foi a preparação para o desafio: "A preparação vem não só do dia anterior, mas de semanas, meses. Nessa pré-temporada foquei no físico e minha maturidade também. Sabia que seria jogo difícil, mas que ele era favorito, pressão seria do outro lado. Máximo de intensidade desde o primeiro ponto e sabia que no segundo set se desse uma brecha ele iria pegar. Mantive meus saques, sempre na devolução fazendo ele jogar, estou muito feliz com meu desempenho de hoje".