Aos 17 anos, o jovem carioca João Fonseca, 655º do ranking, conquistou sua primeira vitória em nível ATP da carreira ao bater o francês Arthur Fils, 36º, em partida adiada pela chuva de terça e realizada nesta quarta pela primeira rodada do Rio Open.
Leia Mais:
Brasil quebra jejum de 23 anos
Fonseca terá salto de no mínimo 200 posições na ATP
Entre em nosso canal no Whatsapp!
Jogando o torneio por conta de um convite pela segunda vez na carreira, Fonseca precisou de 1h29min para fechar o placar em 6/0 6/4 na quadra central Guga Kuerten.
Encarando o sétimo favorito ao título carioca, Fonseca mostrou-se muito à vontade desde o início da partida, buscou trabalhar bem nas devoluções desde a linha de base, alongando trocas e buscando ditar o ritmo dos pontos sempre que se impunha na devolução. Desta maneira, jogando solto, saiu quebrando o saque de Fils, que trabalhou mal com backhand buscando paralelas. Empurrado pela torcida e afiado com forehand, Fonseca abriu 4/0 com nova quebra e se impondo confirmou o pneu na primeira etapa em pouco mais e meia-hora, assombrando a quadra central e o mundo.
No segundo set o brasileiro seguiu firme, mas Fils conseguia confirmar no sufuco. Fonseca teve dois games pergiosos de 30 iguais, mas serviu e usou bem a direita e deixadas para vencer. Ele quebrou com erro na direita do francês, abriu 5 a 3 e fechou com autoridade por 6/4.
Vindo de sua primeira vitória sobre um top 50, Fonseca encara o chileno Cristian Garin, campeão do torneio de 2020, que venceu na estreia o espanhol Roberto Carballes Baena, no final da noite de terça-feira. O duelo acontece nesta quinta-feira.
O resultado coloca quatro brasileiros na segunda rodada do evento, superando de longe a marca anterior que eram apenas dois atletas nesta fase. Thiago Wild joga ainda esta noite contra Jaume Munar e nesta quinta, Thiago Monteiro enfrenta Felipe Meligeni em duelo nacional.