Número 67 do mundo e ex-top 3, o suíço Stan Wawrinka foi eliminado, nesta terça-feira, em sua estreia no Rio Open, maior torneio da América do Sul, disputado no Jockey Club do Rio de Janeiro.
O suíço campeão de três Grand Slams foi superado pelo argentino Facundo Diaz Acosta, 59º colocado, por 2 sets a 0 com parciais de 7/5 6/4 após 1h54min de duração. Diaz Acosta mantém o embalo após a conquista do título do ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, na semana passada. Ele só tinha duas vitórias na carreira em torneios desse nível até o começo do último torneio.
A rodada começou com cerca de três horas de atraso por conta da chuva e pela troca de programação o público ficou retido na entrada e só pode entrar a partir do intervalo do terceiro game, deixando a quadra vazia no começo. Wawrinka abriu 3 a 0 sem praticamente ninguém assistindo e sustentou até o 5 a 2, perdendo oito games consecutivos. Acosta abriu 3 a 0 e saque, Stan devolveu uma das quebras, lutou, mas não foi capaz de reverter a situação. Em dado momento da partida o suíço se irritou e quebrou uma raquete.
Diaz Acosta enfrenta nas oitavas o argentino Sebastian Baez, cabeça de chave 5, nas oitavas de final.