Após furar o qualificatório do Rio Open, um feito inédito para o tênis brasileiro no torneio, Felipe Meligeni destacou sua emoção e sua mudança de hábitos como chaves para o recente sucesso.
"Muita emoção. Estou muito feliz, fiz dois belos jogos no quali, hoje era mais difícil do que o de ontem, ele me fazia jogar, muito bem, dei uma baixada de energia no começo do segundo set me custou uma quebra no quarto game, me custou manter, mas consegui jogar no meu game de saque, manter a cabeça positiva, não baixei nenhum momento mentalmente, venho trabalhando muito. Estou muito contente comigo mesmo. Estou na chave principal, tudo pode acontecer, espero fazer meu melhor nos próximos jogos", disse o campineiro após marcar 6/3 7/6 (8/6) sobre o argentino Juan Manuel Cerundolo.
"Com certeza é especial, fiquei muito emocionado ali no final, minha família aqui. Eu nunca tinha ganho um jogo de simples no Rio Open agora furei o quali, foi bem especial, sentimento muito bom, de alívio, torcida me ajudou muito quando precisei. Estou muito contente em fazer isso na frente dos meus amigos, família e minha equipe. Agora é pé no chão, tem muita coisa pra vir, descansar o melhor possível e vamos para o próximo".
Ele comentou também que mudanças de hábitos desde o início da pré-temporads foram determinantes para esse resultado: "Venho fazendo um trabalho desde o final do ano passado, mudar meus hábitos adicionei a leitura, li quatro livros já esse ano, nunca achei que conseguiria isso na minha vida, não sei o que está acontecendo (risos), fazer meditação, de volta na minha rotina. Estou bastante feliz com essa mudança isso me fez largar um pouco o celular, ficar um pouco mais calmo e no meu mundo com as pessoas que me querem bem então acho que é um trabalho constante, não acabou, tem momentos que fico bem bravo, mas não me descontrolo como me descontrolava. Isso é a chave para manter o nível de tênis que tenho mantido. Estou bem contente, seguir nessa linha, trabalho com psicólogo está fazendo muita diferença, me entreguei 100% pra isso, algo que não fazia ano passado, me arrependi muito. Não quero perder mais tempo, seguir nessa evolução."
Felipe jogará pela terceira vez a chave do torneio, as duas primeiras com convites, uma delas pelo título do pré-quali. Na estreia em 2020 ele encarou Dominic Thiem e até ganhou set, mas depois perdeu fácil para o sérvio Miomir Kecmanovic: "Amadurecimento. Contra o Thiem não acreditava muito em mim, ganhei o segundo set e baixei a guarda. Contra o Kecmanovic estava muito mal mentalmente, fiquei muito nervoso, atitude contrária ao que tive hoje. Estou feliz com minha evolução, é seguir nessa linha agora".
Seu oponente na estreia será o argentino Pedro Cachin, na terça-feira.