Por Fabrizio Gallas - Felipe Meligeni, número três do país e 151º do mundo, se classificou, na noite deste sábado, para a final do quali do Rio Open, maior torneio da América do Sul, com premiação acima dos US$ 2 milhões (R$ 10 millhões).
O campineiro superou o eslovaco Alex Molcan, sétimo favorito e 122º, por fáceis 6/2 6/3 em apenas 1h07min. De problemas só a quebra levada no começo do segundo set onde ficou abaixo em 3 a 1, mas logo recuperou para fazer cinco games consecutivos.
"Bem especial pra mim. Nunca tinha ganho um jogo de simples aqui no Rio Open. foi um jogo muito bom, desde o início consegui impôr meu ritmo com peso de bola, incomodei ele desde o começo . Levei uma quebra no começo do segundo set, mas consegui manter a cabeça firme para dar a volta por cima e depois disso fui só subindo", disse Meligeni.
Neste domingo ele tenta ser o primeiro brasileiro a furar o quali em 10 edições do torneio e terá pela frente o canhoto argentino Juan Cerundolo, 163º, que marcou um duplo 6/2 em cima do italiano Luciano Darderi, 76º e principal favorito do quali.
"Juanma é um jogador difícil, conheço ele muito bem, não jogamos, mas treinamos muitas vezes. Condições aqui ele gosta bastante , mas eu também, jogando em casa, tentar usar isso a meu favor como usei hoje . Buscar dar o meu melhor amanhã".
Felipe Meligeni comemora vitória na estreia do quali do @RioOpenOficial pic.twitter.com/isd6MCDt1L
— Site Tenis News (@tenisnewsbrasil) February 17, 2024